ENTRE FLEXIBILIDADE E PRECARIZAÇÃO: A VULNERABILIDADE DOS MOTORISTAS DE APLICATIVO NO BRASIL

Cibele Gomes MAIA, Mylena de Sousa CRUZ, Marina de Alcântara ALENCAR

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a condição de vulnerabilidade dos motoristas de aplicativo, que, embora sejam classificados como prestadores de serviços independentes, enfrentam uma série de desafios decorrentes da ausência de reconhecimento de vínculo empregatício pelas plataformas digitais em que atuam. A ascensão dessas plataformas gerou um novo paradigma nas relações de trabalho, marcado pela precarização e vulnerabilidade dos trabalhadores. Sem vínculo empregatício formal, esses motoristas lidam com a ausência de direitos trabalhistas básicos, jornadas exaustivas e flexíveis, baixos salários e falta de proteção social. O artigo propõe a análise da vulnerabilidade desses trabalhadores sob a ótica da proteção dos grupos vulneráveis, com ênfase na assimetria de poder e na precarização como ameaças à dignidade do trabalhador. Conclui-se que a formalização do vínculo empregatício por meio da legislação é essencial para garantir direitos fundamentais, como férias, 13º salário, seguro-desemprego e licenças remuneradas, assegurando dignidade a essa categoria.

Palavras-chave: motoristas de aplicativo. Vulnerabilidade. Proteção trabalhista.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA GOV. Motoristas de aplicativos: entenda projeto e saiba o que é fato e o que 'fake'. [S. l.], 2024. Disponível em:

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202404/direitos-para-motoristas-de aplicativos-entenda-o-projeto-de-lei-e-o-que-muda. Acesso em: 25 fev. 2025.

ALMEIDA, R. Subordinação algorítmica e direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2022.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRAGA, R. A rebeldia do precariado: trabalho e neoliberalismo no Sul global. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). [S. l.], [2025]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 10 mar. 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. [S. l.], [2025]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Acesso em: 5 abr. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281