A DUALIDADE DO TRABALHO INFANTIL: IMPACTOS DA ESCOLARIDADE E DO EMPREGO EM XINGUARA-PA

Sabrina Freitas da SILVA, Jocirley de OLIVEIRA

Resumo


Este artigo analisa os impactos da dualidade entre trabalho infantil e escolaridade no desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes no município de Xinguara, no estado do Pará. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica/documental, parte da problemática: de que maneira a dualidade entre trabalho e escolaridade impacta o desenvolvimento infantojuvenil na região? O objetivo geral consistiu em investigar como essa dinâmica interfere nas trajetórias de vida desses sujeitos e quais possibilidades de intervenção podem ser adotadas. A fundamentação teórica abordou o contexto legal e social do trabalho infantil no Brasil, os impactos na educação e no desenvolvimento cognitivo, bem como a escolaridade enquanto vetor de inclusão social. Também foi realizada uma análise específica da realidade local. Os resultados evidenciam que a atuação precoce no mercado de trabalho compromete significativamente o desempenho escolar, fragiliza o processo de socialização e perpetua o ciclo de vulnerabilidade social. Conclui-se que é urgente fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da infância, ao acesso à educação de qualidade e ao enfrentamento das causas estruturais do trabalho infantil, especialmente em contextos socialmente desfavorecidos como Xinguara-PA.

Palavras-chave: Trabalho Infantil. Escolaridade. Desenvolvimento Social. Educação. Xinguara - PA.


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JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281