COMPÔMEROS COLORIDOS EM ODONTOPEDIATRIA: PROTOCOLO DIDÁTICO APLICADO

Juliana Rodrigues ZAFANI, Fernanda Fresneda VILLIBOR

Resumo


A cárie dentária é uma doença multifatorial que afeta significativamente a qualidade de vida, especialmente em crianças, sendo influenciada por fatores biológicos, dietéticos e comportamentais. Em resposta à necessidade de abordagens mais eficazes e atraentes no tratamento restaurador infantil, este trabalho tem como objetivo demonstrar uma técnica didática e estruturada para o passo a passo clínico do uso de compômeros coloridos em odontopediatria. A filosofia da Odontologia de Mínima Intervenção (OMI) tem sido cada vez mais aplicada, promovendo tratamentos conservadores, eficazes e menos traumáticos. Os compômeros coloridos, além de apresentarem propriedades físico-químicas adequadas, oferecem apelo visual que melhora a aceitação por parte das crianças, promovendo engajamento e cooperação durante o atendimento. A escolha da cor pelo próprio paciente infantil transforma o procedimento em uma experiência lúdica, favorecendo o vínculo com o cirurgião dentista. Assim, o uso de compômeros coloridos alia função restauradora, estética e aspecto emocional, sendo uma estratégia promissora no contexto clínico e educacional.

Palavras-chave: Odontopediatria. Cárie Dentária. Compômeros.


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Referências


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