AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO EM ESCOLARES DE 6 A12 ANOS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DO TERRITÓRIO DA UBS VILA SÃO PEDRO, NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
Resumo
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) tem se destacado como uma das principais estratégias da Atenção Primária à Saúde (APS) para o enfrentamento da cárie dentária na infância. Trata-se de uma técnica simples, econômica e eficaz, que não depende de equipamentos complexos nem de energia elétrica, o que permite sua aplicação em ambientes escolares e em regiões com infraestrutura limitada. O presente estudo avaliou a aplicação do ART em escolares de 6 a 12 anos, matriculados em três escolas públicas da área de abrangência da UBS Vila São Pedro, no município de São Bernardo do Campo (SP). No total, 2.428 crianças foram examinadas em dois momentos distintos durante o ano de 2024. A intervenção foi realizada em 850 crianças (35% da amostra), utilizando cimento de ionômero de vidro (CIV) como material restaurador. Após seis meses, verificou-se redução de 20% nos índices de cárie, especialmente entre os grupos considerados de maior risco. Os resultados demonstram que o ART é uma ferramenta importante de promoção da saúde bucal, com grande potencial de impacto positivo no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por meio de ações integradas ao Programa Saúde na Escola (PSE).
Palavras-chave: Tratamento Restaurador Atraumático. Cárie Dentária. Atenção Primária à Saúde. Odontologia em Saúde Pública. Cimento de Ionômero de Vidro.
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PDFReferências
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