O USO DO INSTAGRAM PELOS ODONTÓLOGOS NA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
A valorização da estética estimula os procedimentos de Harmonização Orofacial (HOF). Este artigo avalia o conteúdo das redes sociais dos odontólogos atuantes na HOF, bem como o perfil destes. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, com a utilização de questionário online nas redes sociais, e do Patient Education Materials Assessment Tool (PEMAT). Dos 30 participantes, a maioria é mulheres jovens, brancas, cisgêneras, heterossexuais, recebem até 5 a 10 salários-mínimos, com menos de 10 anos de formação em instituições privadas. Elas se interessam pela HOF por causa da estética, têm especialização em HOF, mas sem o registro no CFO. Divulgam os serviços através das redes sociais: Instagram, fazendo a própria alimentação. Das 90 publicações avaliadas nas redes sociais, observou-se que cada perfil tem aproximadamente 15.330 seguidores, 466 postagens, e 46,29% desta são de cunho educativo/profissional. A maioria dos materiais publicados é pouco compreensível e acionável, sendo que as informações em saúde sobre HOF transmitidas pelas redes sociais na maioria das vezes não têm cunho científico. Assim, o uso das redes sociais entre os odontólogos que atuam na HOF revela o foco no marketing e no consumo por procedimentos e serviços, em detrimento das ações de educação em saúde.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Estética. Mídias Sociais. Odontologia.
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