A FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA AFETA O PROCESSO DE GRADUANDOS EM ATENDER PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS?

Nelsimar Bezerra Santos da SILVA, Regina Gláucia Lucena Aguiar FERREIRA, Maria Vieira de Lima SAINTRAIN, Roberto Wagner Júnior Freire de FREITAS, Sharmenia de Araújo Soares NUTO, Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira MEY

Resumo


No Brasil, a assistência odontológica às pessoas com deficiência (PCD) ainda é negligenciada, em grande parte devido ao baixo nível de conhecimentos teóricos e à limitada vivência clínica dos profissionais. A oferta de disciplinas voltadas ao atendimento odontológico dessa população é fundamental para reverter esse cenário. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de estudantes do último semestre de graduação em Odontologia quanto ao conhecimento e à disponibilidade para o atendimento de pacientes com deficiência. Estudo transversal, descritivo analítico, quantitativo, realizado com 105 estudantes de duas instituições privadas de ensino superior localizadas em Fortaleza-CE, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou se um questionário semiestruturado, e a análise foi conduzida com o STATA 4.0. Independentemente da presença da disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE), a maioria dos discentes demonstrou compreender o conceito de PNE e relatou ter vivenciado algum tipo de atendimento a esses pacientes (89,52%). Os alunos da instituição de ensino superior (IES1), que oferta OPNE, relataram maior número de atendimentos, com maior complexidade (p<0,05), incluindo pacientes com autismo, paralisia cerebral, epilepsia, cardiopatias e outras agraos.. Também se autodeclararam mais preparados (p<0,001) e disponíveis para o atendimento desses pacientes em comparação aos da IES2. Por fim, a maioria dos graduandos das duas instituições (81,9%) concordou com a necessidade da inclusão obrigatória da disciplina de OPNE nas matrizes curriculares dos cursos de Odontologia. Esses achados reforçam a importância da inserção formal da disciplina na matriz curricular para uma formação mais completa e segura.

Palavras-chave: Odontologia. Pessoa com Deficiência. Currículo.


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Referências


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