PODCAST: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Maria Luísa Macário dos SANTOS, Miryan Jussara Leite LOPES

Resumo


Este artigo propõe-se a refletir sobre a relevância da prática oral em sala de aula, seus desafios, elementos, tipos, destacando o podcast como ferramenta para o seu desenvolvimento no Ensino Fundamental Anos Finais. Baseia-se em fundamentação teórica com aporte dos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Sugere, ainda, atividades práticas para utilização da mídia abordada.

Palavras-chave: Gêneros orais. Oralidade. Podcast. Tecnologia.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos. Capítulo: O círculo vicioso do preconceito linguístico in Preconceito Linguístico. São Paulo: Loyola, 2004.

BAKHTIN, Michael. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

BAZZONI, Cláudio. O trabalho com gêneros orais: desenvolvimento de

competências. . Acesso em 14 de agosto de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2025.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF. 1998.

CAVALCANTE, Marianne; MELO, Cristina. Capítulo: Gêneros orais na escola in Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281