PODCAST: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
Este artigo propõe-se a refletir sobre a relevância da prática oral em sala de aula, seus desafios, elementos, tipos, destacando o podcast como ferramenta para o seu desenvolvimento no Ensino Fundamental Anos Finais. Baseia-se em fundamentação teórica com aporte dos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Sugere, ainda, atividades práticas para utilização da mídia abordada.
Palavras-chave: Gêneros orais. Oralidade. Podcast. Tecnologia.
Texto completo:
PDFReferências
BAGNO, Marcos. Capítulo: O círculo vicioso do preconceito linguístico in Preconceito Linguístico. São Paulo: Loyola, 2004.
BAKHTIN, Michael. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BAZZONI, Cláudio. O trabalho com gêneros orais: desenvolvimento de
competências. . Acesso em 14 de agosto de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2025.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF. 1998.
CAVALCANTE, Marianne; MELO, Cristina. Capítulo: Gêneros orais na escola in Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281