BOVINOS E A EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura na qual aborda como os bovinos influenciam na emissão de gases de efeito estufa (GEE) e métodos adotados para a redução do metano. É citado os respectivos setores de produção e emissão desses gases, dando ênfase para a emissão de metano (CH4) originado por meio da fermentação do alimento que faz parte da nutrição do animal. Dados esclarecem o crescimento significativo da bovinocultura de corte nos últimos anos e como um bom manejo nutricional colabora para esse crescimento, visando maior ganho de peso em menor período de tempo. É explicado sobre a fisiologia ruminal e como ocorre a metanogênese oriunda das atividades da microbiota do rúmen dos bovinos. A emissão desses gases originada da fermentação entérica dos bovinos está em grande discursão atualmente devido ao seu grande poder de fixação na atmosfera ocasionando o aquecimento global. Nesse trabalho foi citado diversas maneiras para se adotar pelos produtores visando a mitigação e/ou compensações para a emissão desses gases de efeito estufa. Relato também a respeito de programas que visam a conscientização e fornecimento de crédito a produtores que colaboram com a mitigação de gases de efeito estufa provenientes da pecuária.
Palavras-chave: Bovinocultura. Carbono. Metano.
Texto completo:
PDFReferências
ABIEC. Beef report. Abiec 40 anos. Perfil da pecuária no Brasil, São Paulo, p. 1-49, 2020.
ACNB ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORE DE NELORE DO BRASIL. Caracterização Racial. Disponível em: http://nelore.org.br/Raca/caracterizacao. Acesso em: 04 de maio de
BARRETO, Ricardo Lourenço da Silva. As principais fontes dos gases de efeito estufa no Brasil e sua regulamentação. [S. l.]: JusBrasil, 2015. Disponível em:. Acesso em: 14 de junho de 2021.
BRITO, Liziane de Figueiredo. Balanço de gases de efeito estufa em pastos de Brachiaria submetidos a diferentes intensidades de pastejo, Jaboticabal, p. 1-47, 2012.
BRUNES, Ludmilla Costa. Balanço de gases de efeito estufa em sistemas de produção de bovinos de corte. 2014. 51 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
DALL’ORSOLETTA, Aline Cristina. Emissão de metano entérico: uma avaliação do animal ao sistema de produção de leite. [S.l.]: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2019. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/cav/id. Acesso em: 29 set. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281