SANEAMENTO EM ARAGOMINAS-TO: COMPARATIVO COM O MARCO REGULATÓRIO E ANÁLISE DE UMA POSSÍVEL PRIVATIZAÇÃO
Resumo
A infraestrutura de saneamento básico é essencial para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. No município de Aragominas, a cobertura de abastecimento de água atinge apenas 63,78%, enquanto não há nenhum sistema de coleta e tratamento de esgoto, comprometendo a saúde pública e aumentando os riscos de doenças de veiculação hídrica. A ausência de infraestrutura adequada também impacta negativamente o desenvolvimento econômico e social da região. O presente estudo tem como objetivo analisar a situação atual do saneamento no município, comparando-a com as diretrizes do Marco Regulatório do Saneamento, além de avaliar possíveis soluções para a universalização dos serviços até 2033, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). A pesquisa investiga os desafios enfrentados para a expansão dos serviços, considerando a possibilidade de privatização como alternativa para acelerar os investimentos e melhorar a qualidade da infraestrutura. Para isso, são analisados dados sobre a cobertura dos serviços, impactos socioeconômicos e exemplos de modelos bem-sucedidos de concessões privadas no setor.
Palavras-chave: Saneamento. Saúde. Abastecimento. Tratamento. Privatização.
Texto completo:
PDFReferências
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). Panorama do saneamento no Brasil. Brasília, DF: ANA, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/saneamento-basico/saneamento-basico-no-brasil/panorama-do-saneamento-no-brasil-1. Acesso em: 03/03/2025.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). Saneamento. Disponível em:
https://www.ana.gov.br/saneamento/#:~:text=Constitu%C3%ADdo%20pelas%20atividades%20de%20coleta,forma%20adequada%20no%20meio%20ambiente. Acesso em: 24/03/2025.
AGÊNCIA TOCANTINENSE DE SANEAMENTO (ATS). Aragominas_TO. Disponível em: https://central.to.gov.br/download/11201. Acesso em: 25/03/2025.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9648: Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário. Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/61140917/NBR-9648-Estudo-de-concepcao-de-sistemas-de-esgoto. Acesso em: 26/03/2025.
BASTOS, RAFAEL KOPSCHITZ XAVIER; BEVILACQUA, PAULA DIAS. Normas e critérios de qualidade para reúso da água. In: FLORENCIO DOS SANTOS, MARIA DE LOURDES; BASTOS, Rafael Kopschitz Xavier; AISSE, Miguel Mansur (Orgs.). Tratamento e utilização de esgotos sanitários. Rio de Janeiro: ABES; Projeto PROSAB, 2006. p. 17-62. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/Esgoto-Prosab_-_final.pdf. Acesso em: 27/03/2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281