USINA DE INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA: ANÁLISE DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO NO TOCANTINS
Resumo
O crescimento populacional e, consequentemente, o aumento da geração dos resíduos urbanos, vinculados à deficiência em seu gerenciamento e o descumprimento das leis ambientais vigentes, tornou-se um problema constante nos ambientes urbanos brasileiros. As usinas de incineração, com geração de energia, apresentam-se como alternativa de solução para estes problemas. Por meio de pesquisas bibliográficas, artigos, publicações e trabalhos acadêmicos, buscou-se apresentar os problemas ambientais causados pelo resíduo sólido urbano e os detalhes sobre a solução supracitada, além de levantamento teórico sobre conceitos importantes para o assunto. Apresentou-se, também, um projeto, já em andamento, da USINA VERDE no Rio de Janeiro, para demonstrar a viabilidade de aplicação desta solução, no Tocantins, esclarecendo os pontos de maior discussão que são a destinação dos resíduos resultantes após a incineração e os gases liberados a atmosfera. O presente trabalho, após comparação com os números de operação da USINA VERDE com os números de operação do Aterro de Araguaína, concluiu que esta solução pode ser uma alternativa viável para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Tocantins.
Palavras-Chave: Resíduos sólidos. Incineração. Meio ambiente. Recuperação energética.
Texto completo:
PDFReferências
ABREMA. Papel do biogás e biometano no desenvolvimento econômico do Brasil. Disponível em: https://www.abrema.org.br/2024/08/16/papel-do-biogas-
e-biometano-no-desenvolvimento-economico-do-brasil/. Acesso em: 15 out. 2025.
ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Brasil tem potencial para gerar 1,3 GW de energia elétrica a partir dos resíduos sólidos urbanos. Revista DAE, 2025.
Disponível em:
https://www.revistadae.com.br/site/noticia/10719-Brasil-tem-potencial-para-gerar-1%2C3-GW-de-energia-eletrica-a-partir-dos-residuos-solido?utm_source. Acesso em: 15 out. 2025.
ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023. São Paulo: ABRELPE, 2023. Disponível em: https://abrelpe.org.br. Acesso em: 15 out. 2025.
ABRERPI – Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos. Gestão de resíduos no Brasil poderá custar R$ 168,5 bilhões em 2050. 2024. Disponível em:
https://www.abrerpi.org.br/noticias/noticia/gestao-de-residuos-no-brasil-podera-custar-r-168-5-bilhoes-em-2050. Acesso em: 07 out. 2025.
AF NOTÍCIAS. Água do Rio Lontra fica preta e com odor insuportável após chuva em Araguaína. Araguaína, 2023. Disponível em:
https://afnoticias.com.br/cidades/agua-do-rio-lontra-fica-preta-e-com-odor-insuportavel-apos-chuva-em-araguaina-video. Acesso em: 15 out. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281