IMPACTOS DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS SOBRE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DA PERSONALIDADE

Jhonny Araujo de AGUIAR

Resumo


Este trabalho de natureza qualitativa tem como objetivo identificar os principais impactos que as inteligências artificiais podem exercer sobre os direitos fundamentais e da personalidade, empregando a pesquisa bibliográfica como método para alcançar seus objetivos. Inicialmente, buscou-se definir os direitos fundamentais e da personalidade previstos na Constituição Federal de 1988, que têm como princípio orientador a dignidade da pessoa humana. Em seguida, explorou-se os conceitos relacionados às inteligências artificiais, entendendo-as como sistemas tecnológicos com a capacidades de operarem autonomamente em diferentes níveis. O presente artigo identificou que as inteligências artificiais podem impactar no direito à privacidade, diante do potencial para violar informações pessoais e sensíveis dos indivíduos, nos direitos autorais, uma vez que podem apropriar-se de produtos criativos desenvolvidos por autores, e na igualdade entre os indivíduos, devido aos diversos vieses discriminatórios presentes em seus algoritmos. Portanto, destaca-se a importância da regulamentação das inteligências artificiais no Brasil como medida essencial para garantir a proteção efetiva dos direitos fundamentais e da personalidade, preservando assim a dignidade da pessoa humana em um cenário cada vez mais influenciado por avanços tecnológicos.

Palavras-chave: Direitos Autorais. Direitos Digitais. Igualdade Privacidade.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNIÃO EUROPEIA. Preparar o futuro: inteligência artificial e direitos fundamentais. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2021.

Disponível em:

https://fra.europa.eu/sites/default/files/fra_uploads/fra-2021-artificial-

intelligence-summary_pt.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.

ALENCAR, A. C. Inteligência artificial, ética e direito: guia prático para entender o novo mundo. São Paulo: Saraiva, 2022.

BARBOSA, X. C.; BEZERRA, R. F. Breve introdução à história da inteligência artificial. Jamaxi, Rio Branco, v. 4, n. 2, p. 90-97, 2020. Disponível em:

https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730.

Acesso em: 29 jun. 2025.

BORGES, G. S.; JÚNIOR, J. L. M. F. Viés racial em sistemas de inteligência artificial. Revista IBERC, v. 6, n. 2, p. 100-128, S/l, 2023. Disponível em:

https://revistaiberc.responsabilidadecivil.org/iberc/article/view/237. Acesso em: 29 jun. 2025.

CARRÁ, B. L. C.; LEMOS, L. O. Inteligência artificial e direitos autorais: desafios e propostas. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 1–27, 2024. Disponível em:

https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/981. Acesso em: 29 jun. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281