AS VIAGENS TURÍSTICAS E A INDÚSTRIA CULTURAL

Beatriz de Freitas SILVA, Victor Henrique Nery OLIVEIRA

Resumo


A presente pesquisa visa contextualizar os aspectos históricos e culturais do lazer e suas práticas, bem como, o surgimento do turismo sendo uma das suas atividades principais. Além de explanar as diversas significações adquiridas por esta prática ao longo de cada época e seus respectivos desdobramentos. Em seguida, há a conceituação da Indústria cultural e os aspectos característicos que a compõem, os quais se referem a estandardização, pseudo-individuação e o glamour. O material empírico adotado, será analisado sob a luz da teoria crítica da sociedade, cujo objetivo é verificar a relação do turismo com os mecanismos de comercialização da indústria cultural e se este constitui-se como um produto da mesma. Para tal análise, utilizou-se os anúncios publicitários difundidos pelas agências de viagens em suas mídias sociais (mais especificamente, o instagram), bem como, os roteiros das viagens de excursões disponibilizados também em seus sites ou perfis oficiais.

Palavras-chave: Tempo livre. Lazer. Turismo e Indu stria Cultural.


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Referências


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