OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN’S NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO DR. JOSÉ ALUÍSIO DA SILVA LUZ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O COTIDIANO DOS ALUNOS

Daniel de Assis Rocha SANTOS, Gecilane FERREIRA

Resumo


Nos anos 1990, foram elaborados os PCN’s visando orientar os professores da educação básica para um projeto educativo que refletisse sobre a prática pedagógica e a formação do cidadão. Hoje são aceitos como a base para o trabalho em sala de aula. De acordo com o documento há nele sugestões, objetivos, conteúdos e fundamentação teórica específica para cada área com o intuito de auxiliar o trabalho dos professores e sanar problemas, tais como, baixa qualidade no ensino, repetência e evasão escolar. O presente artigo tem por finalidade, apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com docentes e discentes do CEM – Dr. José Aluísio da Silva Luz, município de Araguaína no sentido de apontar a contribuição dos Parâmetros Curriculares na sala de aula. Para responder a essas contribuições foi aplicado um questionário semiestruturado a professores e alunos ao longo do mês de março de 2012. Dentre os resultados significativos foi constatado a diversificação das técnicas pedagógicas implementadas em sala de aula com base nas sugestões dos PCN’s. Como conclusão chegou-se a evidenciar que a indução do trabalho pedagógico cresce com o uso dos parâmetros no cotidiano da prática docência e para a construção de conhecimentos e, principalmente, de socialização dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados.

Palavras-chave: Cotidiano. Parâmetros Curriculares Nacionais. Prática de Ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. (1997). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A. M. P. (2006). Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. Vários autores: Thomson.

FERREIRA, G. (2010). O saber e o fazer da comunidade da Vila Berrante, Mato Grosso. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UFMT.

MARCONI, M. D. A; LAKATOS, E. M. (1996). Técnicas de pesquisa: 3.ed. São Paulo: Atlas. Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281