OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN’S NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO DR. JOSÉ ALUÍSIO DA SILVA LUZ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O COTIDIANO DOS ALUNOS
Resumo
Nos anos 1990, foram elaborados os PCN’s visando orientar os professores da educação básica para um projeto educativo que refletisse sobre a prática pedagógica e a formação do cidadão. Hoje são aceitos como a base para o trabalho em sala de aula. De acordo com o documento há nele sugestões, objetivos, conteúdos e fundamentação teórica específica para cada área com o intuito de auxiliar o trabalho dos professores e sanar problemas, tais como, baixa qualidade no ensino, repetência e evasão escolar. O presente artigo tem por finalidade, apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com docentes e discentes do CEM – Dr. José Aluísio da Silva Luz, município de Araguaína no sentido de apontar a contribuição dos Parâmetros Curriculares na sala de aula. Para responder a essas contribuições foi aplicado um questionário semiestruturado a professores e alunos ao longo do mês de março de 2012. Dentre os resultados significativos foi constatado a diversificação das técnicas pedagógicas implementadas em sala de aula com base nas sugestões dos PCN’s. Como conclusão chegou-se a evidenciar que a indução do trabalho pedagógico cresce com o uso dos parâmetros no cotidiano da prática docência e para a construção de conhecimentos e, principalmente, de socialização dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados.
Palavras-chave: Cotidiano. Parâmetros Curriculares Nacionais. Prática de Ensino.
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PDFReferências
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