O PREPARO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS PARA IDENTIFICAR CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Giovana Moreira RODRIGUES, Fernanda dos Santos ARAÚJO, Angélica Pereira ROCHA

Resumo


A violência sexual é uma das manifestações mais desumanas e persistentes da violência de gênero. Essa violação atinge mulheres, adolescentes e crianças, de maneira contínua e desrespeitosa, ocorrendo em diversos contextos sociais. Diante desse cenário, destaca-se o papel fundamental do cirurgião-dentista, profissional capacitado para identificar lesões na cavidade oral. Por meio de sua atuação, é possível observar sinais que podem indicar abuso, como: lesões, hematomas ou alterações na boca, face e região cervical. Nesse contexto, o objetivo é promover a conscientização e o engajamento dos cirurgiões-dentistas, para que reconheçam e notifiquem adequadamente os casos suspeitos de violência, contribuindo, assim, para a redução desses episódios. A pesquisa foi realizada em bases científicas como Google Acadêmico, PubMed e SciELO, evidenciando a importância de um conhecimento aprofundado sobre os tipos de lesões causadas por agressões. A identificação precoce é essencial para melhorar a qualidade de vida das vítimas, sendo parte do compromisso ético e profissional do dentista com a saúde e o bem-estar dos pacientes. Além disso, é preciso considerar os impactos psicológicos, o silêncio, o medo e a vergonha impostos pela sociedade, que muitas vezes dificultam a denúncia. Por isso, a atuação sensível e atenta do profissional pode ser decisiva no enfrentamento desse grave problema social.

Palavras-chave: Agressão. Cavidade Oral. Lesões. Vítima.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Federal de Odontologia (CFO). Resolução CFO nº 118, de 11 maio 2012. Dispõe sobre o Código de Ética Odontológica. Disponível em:

https://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfo-118-2012.htm. Acesso em: 19 de maio de 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Violência sexual. Brasília: Ministério da Saúde, 2025. Disponível em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-mulher/saude-sexual-e-reprodutiva/violencia-sexual. Acesso em: 14 maio 2025.

COSTACURTA, M.; BENAVOLI, D.; ARCUDI, G.; DOCIMO, R. Oral and dental signs of child abuse and neglect. Oral & Implantology, v. 8, n. 2, 68-73, apr/sept 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4969728/. Acesso em: 23 de abril de 2025.

FERREIRA, Celeste Wênia Sousa. O Papel Da Odontologia No Diagnóstico De Abuso Sexual Infantil: Revisão De Literatura. pág 20 e 21. 2023. Disponível em:

http://dspace.unirb.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/587/TCC.pdf?se quence=1&isAllowed=y Acesso em: 14 de maio de 2025.

GOMEZ, Ricardo. Patologia Bucal. Condiloma Acuminado. 2024. Disponível em:

https://patologiabucal.com.br/portfolio-item/condiloma-acuminado/. Acesso em: 15 de maio de 2025.

MASSONI AC, FERREIRA AM, ARAGÃO AK, DE MENEZES VA, COLARES V. Aspectos orofaciais dos maus-tratos infantis e da negligência odontológica [Orofacial aspects of childhood abuse and dental negligence]. Cien Saude Colet. 2010. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/5LQvscgQpBmcgH3NKZnrhfG/?lang=pt. Acesso em: 15 de maio de 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281