OUTROS OLHARES PARA O CUIDADO DE MULHERES COM PROBLEMAS PELO USO DE DROGAS: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este artigo analisa criticamente as práticas de cuidado direcionadas a mulheres usuárias de substâncias psicoativas, a partir de uma perspectiva de gênero e direitos humanos. Por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado na narrativa de uma ex-acolhida de uma comunidade terapêutica, busca-se compreender como as políticas públicas, normas sociais e instituições impactam suas experiências de sofrimento, tratamento e autonomia. Os resultados evidenciam as múltiplas formas de estigmatização vividas por essas mulheres, especialmente nos serviços de saúde, e apontam para a importância de práticas de cuidado éticas, interseccionais e não moralizantes. Conclui-se que experiências de acolhimento pautadas na escuta, respeito e promoção da autonomia podem representar um território de reconstrução subjetiva, mesmo em contextos de grande vulnerabilidade.
Palavras-chave: Mulheres. Substâncias psicoativas. Autonomia.
Texto completo:
PDFReferências
AMARANTE, P. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2007.
BENEVIDES, R.; PASSOS, E. Espiritualidade, cuidado e subjetividade: um campo em disputa nas políticas públicas. Interface, Botucatu, v. 24. 2020.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1989.
BRASIL. (2001). Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10216.htm. Acesso em: 8 ago. 2025.
CARNEIRO, S. Escritos de uma vida. Organização de Denise Carrascosa e Márcia Lima. São Paulo: Companhia das Letras. 2023.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. (2018). Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas – comunidades terapêuticas. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/relatorio-da-4a-
inspecao-nacional-de-direitos-humanos/. Acesso em 10 nov. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281