ENSINO DA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE COARACI BA
Resumo
O Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica no Sistema de Ensino Brasileiro,
tem a disciplina de Ciências como uma das mais instigantes, a partir de um repertório que
aglutina, dentre outras áreas de estudo, a astronomia. Todavia, essa disciplina acadêmica
não tem sido devidamente explorada em nossas escolas, o que nos levou a desenvolver
este estudo, que visa a responder à seguinte indagação: existe ensino de astronomia nas
escolas públicas de Coaraci (no Ensino Fundamental II)? Em caso negativo, qual o motivo
dessa omissão? Se tomadas as experiências dos componentes desse grupo, a hipótese mais
provável é a inexistência desse ensino. Nesse sentido, nosso objetivo principal foi verificar
a existência ou a ausência do ensino da astronomia nas escolas públicas de Coaraci. O
trabalho aqui relatado efetivou-se através de uma coleta de dados (entrevista) com os
professores responsáveis pelo ensino da matéria de ciências (Ensino Fundamental II) e
das matérias de Geografia e Matemática. Essas matérias foram escolhidas para nortear o
trabalho. A pesquisa, de teor qualitativo com revisão bibliográfica, efetivou-se mediante a
aplicação de um questionário que buscou descobrir a ocorrência do ensino da astronomia
nessas escolas e como ele está se efetivando (se de maneira independente, como matéria
específica, ou atrelado a alguma outra área do conhecimento). Em caso de não prestação da
matéria, tentamos identificar a(s) causa(s) possível (eis) dessa omissão. A pesquisa realizouse
no Colégio Antônio Ribeiro Santiago, quando foram encontrados 19 professores que
se enquadraram nos requisitos do trabalho. Após essa coleta de dados, foi realizada uma
análise para verificar os resultados do trabalho, quando buscamos compará-los com outros
trabalhos similares na área. Ao final constatou-se que não existe ensino de astronomia nas
escolas públicas de Coaraci. Porém, existem formas de tentar reverter esse quadro e que
passa, necessariamente, por atitudes governamentais e da sociedade civil.
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ISSN 2526-4281