A RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL E PENAL PELA EXPOSIÇÃO INDEVIDA DE MENORES DE IDADE NA INTERNET

Marcos Neemias Negrão REIS, Natã Morais NOLETO, Yasmim Soares VIEIRA

Resumo


A crescente utilização da internet trouxe avanços sociais e tecnológicos, mas também elevou o risco de exposição indevida de crianças e adolescentes, comprometendo direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este artigo analisa a responsabilização civil e penal dos envolvidos na exposição ilícita de menores na internet, abordando os fundamentos constitucionais, dispositivos do Código Civil, Código Penal, Marco Civil da Internet e jurisprudência dos tribunais superiores. Adota-se pesquisa qualitativa, com método dedutivo e abordagem descritiva, examinando doutrina, legislação e casos concretos. Ao final, conclui-se que, embora o ordenamento jurídico brasileiro disponha de instrumentos eficazes, ainda existem lacunas interpretativas e desafios práticos quanto à moderação de conteúdo e à atuação de plataformas digitais, exigindo maior educação digital e evolução normativa.

Palavras-chave: Criança e Adolescente. Responsabilização Civil. Responsabilização Penal. Internet. Proteção Integral.


Texto completo:

PDF

Referências


ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados (Brasil). Guia Orientativo:Tratamento de Dados Pessoais de Crianças e Adolescentes. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br. Acesso em: 28 out. 2025.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Código Civil. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2002.

BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 31 dez. 1940.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

BRASIL. Lei nº 13.718, de 24 de setembro de 2018. Altera o Código Penal para tipificar crimes de importunação sexual e divulgação de cena de estupro. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281