A LENTE TEÓRICA: POR QUE A CLAREZA SOBRE COSMOVISÕES É ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre a importância da clareza sobre as cosmovisões pedagógicas na formação docente. Baseando-se em reflexões surgida durante a experiência vivenciadas nas aulas dos programas de mestrados profissional, em Educação e Profept, questiona-se de que modo o estudo das cosmovisões subjacentes às teorias pedagógicas pode capacitar o professor a transitar de uma visão restrita para uma prática profissional mais plural e consciente. Argumenta-se que a pluralidade teórica não é uma opção secundária, mas uma necessidade para uma prática pedagógica adaptável e consciente. O texto explora o conceito de cosmovisão (Weltanschauung) a partir de autores como Dilthey, Rookmaaker e Sire, aplicando-o à análise da epistemologia de diferentes correntes educacionais, como a Pedagogia Histórico-Crítica, o Construtivismo, Sociointeracionismo e a Aprendizagem Significativa. Objetiva demonstrar como a percepção por diversas "lentes" teóricas permitirá aos docentes a liberdade de transitar pelas diversas abordagens teóricas e metodológicas de modo a atuar com autonomia pedagógica.
Palavras-chave: Formação Docente. Cosmovisão. Teoria Pedagógica. Prática Pedagógica. Mestrado Profissional.
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BORGES, Inêz Augusto. Educação e Personalidade: A dimensão sócio-histórica da educação cristã. 2. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.
CURADO SILVA, Patrícia. A epistemologia da práxis de Marx e a educação. In: Revista de Filosofia Aurora, v. 28, n. 43, p. 321-343, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora. Acesso em: 29 dez 2025.
DILTHEY, Wilhelm. Os tipos de concepções de mundo. Tradução Artur Morão. Lisboa: Lusosofia Press, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 3. ed. ampl [3ª reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281