MAPEAMENTO DOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA LEGAL: UMA REFLEXÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
A escassez dos recursos naturais e o aumento da demanda por oferta de energia, na atualidade, têm gerado uma grande preocupação ambiental. O estado do Tocantins tem se destacado na implantação de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia elétrica, e com base nesse cenário, levantou-se a hipótese de que ocorreu um aumento significativo na expansão do uso de sistemas fotovoltaicos em Araguaína. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi identificar a frequência de instalações em comércios e residências, bem como mapear essas instalações no município. A partir de dados secundários fornecidos pela Energisa, concessionária responsável pelo setor elétrico no estado do Tocantins, analisou-se a distribuição das ligações de sistemas fotovoltaicos no período de 2018 a 2022, por meio de uma abordagem descritiva e espacial. Sob uma análise comparativa da frequência de instalações, descreveu-se indiretamente a expansão no uso da energia solar como elemento para o desenvolvimento sustentável da cidade de Araguaína. Ademais, foi identificada a presença de sistemas fotovoltaicos em todos os bairros, porém predominantes em residências localizadas em setores centrais novos e planejados, o que possivelmente se associa ao poder econômico e às necessidades de estrutura adequada para a instalação. Embora avaliado indiretamente neste estudo, o aumento do uso da energia solar pode trazer potenciais indicadores para a construção de uma cidade mais sustentável e uma população com maior consciência ambiental.
Palavras-chave: Energia Solar. Sustentabilidade. Educação ambiental. Planejamento urbano.
Texto completo:
PDFReferências
ABSOLAR. Araguaína inicia estudo para construção de usina de energia solar. Sp. Disponível em: https://www.absolar.org.br/noticia/araguaina-inicia-estudo-para
construcao-de-usina-de-energia-solar/. 2023. Acesso em: 18/08/2025.
ARAÚJO, de Dantas, Meyson. Mercado consumidor de energia solar fotovoltaica no município de Sousa, PB. Sousa ¬ PB 2021. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/22467. Acesso: 20/08/2025.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. 1981.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em 22/09/2025.
CANÇADO, Cardoso, Airton, Teles, Lima, Pereira, Marcela, Borges, Pontes, Thelma, Filho, Pacífico, Miguel. Cidades Médias na Amazônia Legal: Araguaína/TO, Imperatriz/MA e Marabá/PA – indutoras de desenvolvimento e desigualdades. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, vol. 25, 2020. Disponível em:
https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.15139 Acesso em: 18/08/2025.
CORTEZ, Veras, Andrei. Análise dos relatórios do balanço energético nacional (bem 2020) e balanço covid-19, com foco no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica. FORTALEZA 2021.
Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62655. Acesso em: 22/08/2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281