PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: O LEITOR E A OBRA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER
Resumo
O presente artigo trata do letramento literário e suas implicações para o processo de
práticas de leitura e escrita nos meios sociais. A problemática abordada aqui é a questão do baixo
nível de letramento dos alunos que saem do fundamental II, dessa forma, objetiva-se com
esse trabalho, descrever obras que podem auxiliar no processo de letramento social desses alunos.
Para isso a metodologia escolhida foi bibliográfica, voltando-se para teóricos como Magda
Soares (1998, 2001), Rildo Cosson (2014) e Regina Zilberman (2003), que tratam de letramento,
linguagem literária e importância da literatura, respectivamente, a partir dos pressupostos desses
e de outros autores será justificada a hipótese de usar a literatura no ensino, e como as obras
podem auxiliar no desempenho dos alunos nos quesitos leitura e escrita em qualquer meio social
no qual esteja inserido. Portanto, percebe-se que as habilidades de leitura e escrita são essenciais
para o desenvolvimento do letramento dos alunos da educação básica, sendo a escola
importante nesse processo. Trabalhar a literatura é ainda uma tarefa desafiadora, assim como
o processo de letramento também, mas os dois juntos, se trabalhados da forma correta, podem
mudar essa realidade.
Texto completo:
PDFReferências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e
prática. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Letramento literário: teoria e pratica.
São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, 2007
COSSON, 2013
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e
as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN,
Ângela B. (Org.). Os significados do letramento:
uma nova perspectiva sobre a prática
social da escrita. Campinas: Mercado das Letras,
294 p.
KLEIMAN, 2007
SARAIVA, Editora. Saiba Quais São os Livros
Mais Lidos do Mundo, 2018. Disponível em: https://
blog.saraiva.com.br/livros-mais-lidos-do-
-mundo/. Acesso em: 14 out. 2018.
SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In:
RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no
Brasil. São Paulo: Global, 2004. 287 p.
______. Letramento: um tema em três gêneros.
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 124 p.
______. Alfabetização e letramento. 6 ed. São
Paulo: Contexto, 2011. 123 p.
SOARES 2003
SOARES 1998
SOARES 2006
TODOROV, Tzvetan. Literatura em perigo. RJ, DIFEL,
TODOROV, 2007
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola.
ª Ed. São Paulo: Global, 2003.
______. O papel da literatura na escola UFRGS
– FAPA, 2009.
ZILBERMAN, 2008
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281