ASPECTOS DA SEMIÓTICA NA CONSTRUÇÃO DA PUBLICIDADE CINEMATOGRAFICA: ANÁLISE DE TRAILER E CARTAZ DA TRILOGIA MATRIX

Moises Moises Melquiades Ursulino da Silva, Tiago Alves de Siqueira Campos Araújo, Wilson Francisco de Lima Neto, Rita de Kássia Araújo

Resumo


Desde o seu surgimento em meados do século XX, a compreensão da semiótica vem
crescendo através do processo cumulativo típico do conhecimento científico. Hoje a mesma possui um lugar de destaque entre diversas disciplinas como base para compreensão de todo processo comunicativo. Tanto na publicidade quanto no cinema a semiótica exerce grande influência. O presente artigo buscou identificar aspectos da semiótica na construção publicitária para cinema; focando nos formatos publicitários: Trailer e Cartaz da Trilogia Matrix. A pesquisa se deu por revisão bibliográfica e utilizando-se da segunda tricotomia de Peirce como base de referência para as análises semióticas. As bases bibliográficas e referenciais teóricos obtidos por leitura secundária possibilitaram a identificação de aspectos relacionados a ícone, índice e símbolo nas peças analisadas.


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