PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA EDUCACIONAL DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Soraya de Andrade dos Santos, Jeane Alves de Almeida

Resumo


Com o advento da internet na sociedade, o uso de computadores, tablets e smatfones, vem se tornando corriqueiro e indispensável nas interações educativas. Nesse contexto, softwares e Plataformas Digitais baseadas na WEB, vêm sendo amplamente desenvolvidos. Consideramos PD que destinadas ao ensino de biologia e ciências, que embora numerosas e de fácil acesso, nem sempre se encontram validados quando a linguagem acadêmica utilizada nos AO disponibilizados, e nos requisitos ergonômicos, implicando na subutilização. Sendo assim, este trabalho propôs critérios de avaliação de PD educacionais, com o objetivo de facilitar a escolha de PDs e seus OAs, conforme uma boa perspectiva de interação e usabilidade, além da qualidade conceitual da sua
área. A partir da elaboração de um Protocolo de Avaliação, foi feita a análise comparativa das PDs hmi | Biointeractive, e a PhET, ambas oferecem OAs nas diferentes áreas das ciências, podem ser
utilizados gratuitamente e de forma interativa. No que se refere à avaliação didático-pedagógica voltados para o ensino de Biologia e Ciências, a partir da análise como a que fazemos neste
trabalho, professores poderão fazer esses ambientes uma extensão de suas aulas, imprimindo qualidade para o aprendizado de seus alunos.


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