O REFLEXO DA ORALIDADE NA ESCRITA: UM ESTUDO DE METAPLASMOS EM TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Apresentamos uma pesquisa realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio, residentes na cidade de Peritoró-MA, de ambos os sexos, e faixa etária entre 13 e 16 anos, com o objetivo de investigar a influência da fala na escrita. Utilizamos como referencial teórico,
entre outros, os trabalhos de Antunes (2009), Bagno (2013, 2007), Coutinho (2005), Mattos (2009) que tratam dos assuntos aqui abordados. A partir da análise do corpus, observamos a transposição de elementos da fala para a escrita. Entre os fenômenos encontrados nos textos dos alunos destacaram-se: a ditongação, a monotongação, a nasalização, a desnasalização, a assimilação, a epêntese, a paragoge, a apócope, a aférese, a hipértese etc.
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PDFReferências
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BAGNO, M.A língua de Eulália: novela
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______ Nada na língua é por acaso: por uma
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COUTINHO, I. de L. Gramática histórica. Rio de
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MATTOS, G. Fundamentos Históricos da Língua
Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.
SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São
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ISSN 2526-4281