O REFLEXO DA ORALIDADE NA ESCRITA: UM ESTUDO DE METAPLASMOS EM TEXTOS ESCOLARES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Susana Menezes Araujo, Ormezinda Maria Ribeiro

Resumo


Apresentamos uma pesquisa realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio, residentes na cidade de Peritoró-MA, de ambos os sexos, e faixa etária entre 13 e 16 anos, com o objetivo de investigar a influência da fala na escrita. Utilizamos como referencial teórico,
entre outros, os trabalhos de Antunes (2009), Bagno (2013, 2007), Coutinho (2005), Mattos (2009) que tratam dos assuntos aqui abordados. A partir da análise do corpus, observamos a transposição de elementos da fala para a escrita. Entre os fenômenos encontrados nos textos dos alunos destacaram-se: a ditongação, a monotongação, a nasalização, a desnasalização, a assimilação, a epêntese, a paragoge, a apócope, a aférese, a hipértese etc.


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Referências


ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola

possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAGNO, M.A língua de Eulália: novela

sociolinguística. 17ed., 2ª reimpressão. São

Paulo: Contexto, 2013.

______ Nada na língua é por acaso: por uma

pedagogia da variação linguística. São Paulo:

Parábola Editorial, 2007.

COUTINHO, I. de L. Gramática histórica. Rio de

Janeiro: Ao Livro Técnico, 2005.

MATTOS, G. Fundamentos Históricos da Língua

Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São

Paulo: Cultrix, 2006.


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ISSN 2526-4281