A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA PRISÃO CIVIL DO DEVEDOR DE ALIMENTOS: UMA ANÁLISE À LUZ DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO

João Fernando Alves Lima LEAL, Antônio José dos SANTOS, Jocirley de OLIVEIRA

Resumo


A prisão civil do devedor alimentício, prevista no art. 5º, LXVII, da CF/1988 e no art. 528, § 3º, do CPC/2015, é exceção à vedação da prisão por dívidas pecuniárias, visando assegurar o cumprimento de obrigações essenciais à sobrevivência do credor. Esse é o propósito do artigo, analisar a inconstitucionalidade da medida ante os princípios da dignidade da pessoa, proporcionalidade e efetividade jurisdicional, se coadunava ou não com a ordenação brasileira e apontar alternativas mais eficazes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a revisão de literatura, leis, decisões judiciais, tratados internacionais e direito comparado de países como Espanha, Argentina e Estados Unidos, em caráter qualitativo de natureza documentária. Os resultados revelaram que a prisão civil, apesar de ser coercitiva, mostra-se ineficaz e desproporcional, em virtude de agravar a situação financeira do devedor, ofende a dignidade humana e desconsidera alternativas como a penhora de bens via SISBAJUD/RENAJUD, o protesto judicial e a inclusão em cadastros de inadimplentes. Conclui-se ser necessário extinguir o instituto e aderir a um modelo escalonado de coerção patrimonial e mediação familiar, trazendo equilíbrio entre defesa do alimentando e os direitos fundamentais do devedor.

Palavras-chave: Devedor de alimentos. Prisão civil. Inconstitucionalidade. Dignidade da pessoa humana. Proporcionalidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Tradução de José Cretella Júnior e Agnes Cretella. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1988.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2002.

BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281