PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA NEOPLASIA DE COLO DE ÚTERO EM ARAGUAÍNA-TO: UMA ANÁLISE DA INCIDÊNCIA E O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO
Resumo
O câncer do colo do útero representa um relevante problema de saúde pública no Brasil, apresentando elevada incidência e mortalidade, especialmente em regiões com marcantes desigualdades no acesso aos serviços de saúde. Este estudo objetiva analisar o perfil epidemiológico das mulheres com neoplasia de colo de útero em Araguaína-TO e discutir as estratégias de intervenção da enfermagem na prevenção e controle da doença. Trata-se de um estudo ecológico, transversal e retrospectivo, de abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários obtidos no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), referentes ao período de 2020 a 2025. O universo da pesquisa compreende a população feminina residente em Araguaína-TO. Foram analisadas variáveis sociodemográficas e clínicas para correlacionar a incidência da neoplasia com as estratégias de prevenção protagonizadas pela enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Espera-se que os resultados contribuam para uma assistência de enfermagem mais resolutiva, capaz de impactar diretamente na redução da morbimortalidade e na promoção da qualidade de vida das mulheres no município.
Palavras-chave: Câncer do colo do útero. Rastreamento. Papanicolau. Saúde da mulher. Atenção básica.
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, S. C. H. et al. Vital value in gynecological nursing care: cervical cancer prevention. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 34, e20240150, 2025. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tce/a/HXnTqtJSg9PXrrmrP9Nn4Ck/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 16 maio 2026.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Sistema de Informação do Câncer (SISCAN): - Cito do Colo - Por Local de Residência - Tocantins. Brasília, DF: Ministério da Saúde,
Disponível em: https://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?SISCAN/cito_colo_residto.def. Acesso em: 1 jun. 2026.
BRASIL. Ministério da Saúde. Rastreamento do câncer do colo do útero. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt/r/rastreamento-cancer-do-colo-do-utero/view. Acesso em: 12 jun. 2026.
BRASIL. Sistema de Informação do Câncer – SISCAN (colo do útero e mama). DATASUS. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/acesso-a-informacao/sistema-de-informacao-do-cancer-siscan-colo-do-utero-e-mama/. Acesso em: 01 jun. 2026.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Mulher. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2026. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-mulher. Acesso em: 16 maio 2026.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281