ABORDAGEM SOBRE SÍFILIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA – TOCANTINS: CONCEPÇÃO DE ALUNOS
Resumo
A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica de evolução crônica causada pelo
Treponema pallidum, uma espiroqueta de transmissão sexual e vertical que pode produzir, respectivamente, as formas adquirida e congênita da doença. Atualmente, a sífilis permanece como grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, mesmo considerando-se a existência de testes diagnósticos sensíveis e tratamento eficaz e de baixo custo, com desfecho exitoso na maioria dos casos. Atualmente a alta frequência da doença observada na faixa etária de 20 a 29 anos é preocupante, especialmente em mulheres que quando contaminadas podem transmitir a Sífilis Congênita (SC) e desencadear seus consequentes agravos aos neonatos. Nesse sentido foi objetivo do presente estudo analisar como ocorre a abordagem sobre a sífilis na Educação de Jovens e Adultos do 6º ao 9º Ano do Ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Araguaína – Tocantins. Os dados obtidos evidenciaram que há dificuldades em se debater as DSTs em sala de aula. Entre os maiores problemas enfrentada está a recusa dos professores em abordar o tema devido ao constrangimento ou pela falta de maturidade dos alunos. As professoras são as que se sentem mais desconfortáveis em abordar o assunto. Embora os alunos não tenham demonstrado conhecimento em discernir a sífilis de outras DSTs, esses entendem que o ensino sobre o tema nas escolas auxilia na prevenção das doenças. Esse estudo permitiu verificar que as DSTs/Sífilis, ainda são temas restritos no ambiente escolar, devido à falta de preparo de alunos e professores em abordarem a sexualidade e suas vertentes devido as suas inseguranças, crenças e valores associados ao sexo e a natureza humana.
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