LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NO MAGISTÉRIO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS NA DOCÊNCIA DO IFTO

Matheus Batista Barboza COIMBRA, Josiane Junia FACUNDO

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar estratégias metodológicas para o ensinoaprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como suscitar reflexões acerca de fatores que envolvem esse processo, no contexto de magistério superior no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A Fundamentação Teórica reside na zona fronteiriça entre estudos sobre estratégias afetivas de aprendizagem e metodologias ativas, alojados nas Ciências da Educação e Linguística, por meio de pesquisas que versam a respeito de metodologias eficazes para o ensino de línguas. A Metodologia desenha-se como um relato de caso de natureza documental, partindo do princípio de que são relatos de docentes inseridos na realidade acadêmica mencionada. Os dados sinalizam a importância da Libras enquanto componente curricular catalisador na formação profissional na esfera superior por considerar elementos basilares na anatomia profissional de um servidor contemporâneo, a saber, o próprio teor inclusivo de sua proposta didático-pedagógica.

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