NOVAS ESTRATÉGIAS DO MARKETING 4.0 PARA AS ORGANIZAÇÕES

Ricardo Leite LIMA, Giane Lourdes Alves de Souza FIGUEIREDO

Resumo


O marketing é uma das fundamentais táticas empresariais para provocar visibilidade para marcas, estabelecer autoridade em determinada extensão do mercado, fazer parcerias e, especialmente, otimizar os lucros. Por intermédio dele, empresas podem alcançar seus públicos, ensinando-os e mostrando soluções, produtos e ofícios para as suas necessidades. Este estudo teve como objetivo geral: analisar as estratégias do Marketing 4.0 que podem ser utilizadas pela empresa, para melhorar seu desempenho e ser eficiente no atendimento aos clientes. Para a construção do trabalho realizou-se uma pesquisa descritiva e bibliográfica em fontes contidas no banco de dados digital e também livros impressos, no qual se deu preferência por artigos publicados nos últimos dez anos. Para análise do levantamento dos dados bibliográficos utilizou-se a abordagem qualitativa. A cada etapa evolutiva é possível perceber que o marketing esteve avançando em busca de novidades, no que diz respeito às novas ferramentas tecnológicas e mudanças de comportamentos das pessoas, baseado nas grandes evoluções. Em geral, a parte analítica deste estudo nos mostrou, através da metodologia de estudo bibliográfico, discutindo através da análise de conteúdos já publicados, que a aplicação do Marketing 4.0 vem sendo utilizada com mais frequência, de diversas noções e estratégias de marketing de conteúdo para engajar o seu público.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, A. S. Grêmio E Marketing 3.0: Análise De Matérias Sobre A

Comunidade Tri Nos Portais De Notícias, Setembro De 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

BARGER, C. O estrategista em mídias sociais. 1.ed. São Paulo: DVS, 2013.

BARRETO, M. A. Análise de estratégias de marketing através do marketing 4.0 : O caso da Vogue Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de cultura e Arte, Curso de Design de Moda, Fortaleza, 2018.

BERGAMO, F. V. M. et al. Relacionamento dos Usuários com Marcas nas Mídias Sociais: uma análise netnográfica das interações nos perfis da marca Guaraná Antarctica. In: ENANPAD, 40., 2016, Costa do Sauípe (BA). Anais. Costa do Sauípe/ BA: ANPAD, 2016.

CASAROTTO, C. Marketing 4.0: o que é, quais os impactos e como aplicar na sua empresa. (Artigo) Freelancer em Marketing Digital. Setembro de 2018. Disponível em:

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-4-0/ Acesso em: 25 out 2020.

CATARINO, F. Q. Marketing 3.0. – Lins, 2011. 79p. il. 31cm. Monografia. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins-SP, Pós-Graduação em MBA em Gestão Empresarial, 2011.

FERRÃO, K. P. S. A Evolução do Marketing: uma pesquisa sobre o nivelamento do Marketing em uma empresa varejista. Faculdade São Francisco de Assis. Porto Alegre – 2018.

FERREIRA, A. P. S. et al. A Contribuição Do Marketing Digital Para O

Reconhecimento Da Cafeteria Cup Coffee. Centro Estadual De Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica de Cidade Tiradentes. São Paulo – SP, julho de 2020.

KAWAMURA, D. N. C. A Evolução Do Marketing E O Impacto Sobre Os

Consumidores Contemporâneos: Um Estudo De Caso Da Marca Dove. Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, Assis, 2015.

KOTLER, P. Administração de marketing. 14 eds. - São Paulo: Pearson education do Brasil, 2012.

KOTLER, P. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; et al. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

LICHTENHELD, A. F.; et al. O Instagram Como Estratégia De Marketing Digital: Uma Pesquisa Ação Na Wood Lanches. Artigo. Faculdade Brasileira Multivix. Colina de Laranjeiras, Serra – ES. 2018.

LIMA, T. Como utilizar o marketing 4.0 a favor do seu negócio. (Artigo).

Meio&Negocio. PROXXIMA. março de 2020. Disponível em:

https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/03/16/como-utilizar-omarketing-4-0-a-favor-do-seu-negocio.html Acesso em: 26 Out 2020.

MATOS, J. S. A INDÚSTRIA 4.0 NA ECONOMIA BRASILEIRA: Seus benefícios, impactos e desafios. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, dezembro de 2018. MINAS GERAIS. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, M. F. METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração. Manual (pós-graduação) – Universidade Federal de Goiás, 2011. Catalão: UFG, 2011.

OLIVEIRA, T. W. B. Aplicação do marketing 3.0 na implementação de uma biblioteca escolar: estudo de caso na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo. – 2013. 49 f.: Il. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da informação, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281