EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM RECORTE SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES INDÍGENAS KRAHÔ DA ESCOLA INDÍGENA TARO HACRO

Marta Virginia de Araújo Batista ABREU, Maria José de PINHO

Resumo


Neste artigo, temos o objetivo de apresentar aspectos da educação escolar indígena da Escola Taro Hacro, destacando as práticas pedagógicas dos professores indígenas e enfocando também o material utilizado nas escolas em que estes trabalham. A Escola Indígena Taro Hacro fica situada na aldeia Krahô de Pedra Branca, município de Goiatins, estado do Tocantins. A aldeia Pedra Branca é a aldeia Krahô mais antiga e também uma das mais numerosas, com uma população aproximada de 315 habitantes, sendo 167 homens e 148 mulheres. A aldeia é composta por 188 famílias que residem em 62 casas. As escolas indígenas representam para o povo indígena a possibilidade da junção dos conhecimentos da sociedade com os conhecimentos suas vivências. Não obstante, as escolas das aldeias indígenas do povo Krahô assumem o papel de formar alunos para desafios vindouros, seja na sociedade envolvente ou na sua comunidade. Concluímos que o corpo docente da Escola Indígena Taro Hacro tem unido esforços no sentido de realizar práticas pedagógicas que valorizem e respeitem os modos de vida, os conhecimentos tradicionais e a cultura do povo indígena. Consequentemente, inferimos que a base pedagógica bilíngue e intercultural é propulsora de um novo olhar para educação escolar dos povos indígenas, contribuindo para melhoria da educação e aperfeiçoamento do diálogo entre as populações indígenas e a sociedade não indígena.

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