A Qualidade de Vida dos Estudantes de Medicina e a Influência da Rotina Acadêmica

Andreia Costa RIOS, Gabriela Maria Souza DIAS, Rodolfo Lima ARAÚJO

Resumo


A rotina acadêmica exigente ocasiona adaptações e mudanças no estilo de vida, o que pode influenciar na saúde e na qualidade de vida dos estudantes de medicina. Objetivos: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes de medicina do segundo ao quarto ano, do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) em Araguaína- TO. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo-transversal com aplicação do survey online dividido em 3 blocos, sendo questões sociodemográficas, questionário WHOQOL-bref e quatro questões de autoria dos pesquisadores, aplicado a 194 alunos do segundo ao quarto ano de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) em Araguaína – TO. Resultados: A auto-avaliação da qualidade de vida dos estudantes do segundo ano evidenciaram melhores resultados quando comparados com os anos subsequentes. A média geral dos domínios na população estudada foi de 55.7 ± 0.1956 no Domínio Físico, 57.12 ± 0.155 no Domínio Psicológico, 63.22 ± 0.2845 no Domínio Relações Sociais e com maior valor 67.93 ± 0.2638 no Domínio Meio Ambiente. Em relação a rotina acadêmica, 83.8% dos alunos consideram a alta carga horária do curso como fator estressante e 100% dos respondentes do terceiro ano, 92.54% e 92. 46% do segundo e quarto ano, respectivamente, afirmam já ter deixado de realizar atividades pessoais/lazer por conta da carga horária acadêmica. Conclusão: A qualidade de vida do estudante de medicina é influenciada pela carga horária e rotina do curso. Assim, estudos como este que visam a promover uma reflexão acerca da qualidade de vida dos estudantes de medicina são cruciais.

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