A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA

Antônia Jackeline da Silva REZENDE, Simara de Sousa MUNIZ, Denyse Mota da SILVA

Resumo


Este trabalho tem por objetivo descrever o estágio supervisionado, suas concepções e contribuições na formação inicial do pedagogo, por considerar que o estágio é um elemento essencial para a formação inicial de professores, momento no qual o acadêmico irá relacionar-se com o ambiente de atuação da sua profissão, tendo a oportunidade dialogar com os conhecimentos teóricos e práticos. Dessa forma, o estágio deve ser visto como um momento de aprendizagem articuladora entre ensino, prática e extensão, servindo como base para a formação docente, objetivando-os para a capacitação e a ação reflexãoação, contribuindo para enfrentar os novos desafios que cercam a profissão docente. Com o intuito de alcançar os objetivos de pesquisa adotou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, revisando obras dos seguintes autores: Pimenta e lima (1999) (2008) (2009) (2012), Fazenda (2001), Corte e Lemke (2015), Libâneo (2004), Silva e Muniz (2019), entre outros. Dessa forma, é possível afirmar que o estágio é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores, pois propicia momentos de reflexão crítica sobre a própria pratica para os acadêmicos, contribuindo assim, no processo de ensino aprendizagem articulada ao „saber-fazer‟, colaborando para uma formação de melhor qualidade de professores.

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Referências


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