CRIANÇAS CONECTADAS: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NO ATO DE BRINCAR

Janailsom Nunes da SILVA, Taíse Silva COSTA, Maria Cecilia SOARES

Resumo


O avanço tecnológico vem se tornando cada vez mais intenso e acelerado na sociedade contemporânea. Hoje a tecnologia está inserida na vida da criança, e a mídia digital tornouse nos últimos anos, um elemento da cultura infantil. A pesquisa teve como objetivo analisar o impacto das tecnologias no ato de brincar para pessoas de diferentes gerações, destacando as divergências e singularidades. Identificando os jogos digitais mais utilizados pelas crianças da contemporaneidade e seus benefícios e malefícios para o seu desenvolvimento. A metodologia foi à pesquisa qualitativa, utilizamos a aplicação da entrevista semiestruturada contendo perguntas de suma relevância para a análise de discurso da pesquisa. Através da analise de discurso podemos perceber que tanto os jogos eletrônicos, quanto o uso das tecnologias trazem de certa forma benefícios e malefícios para o desenvolvimento infantil, assim como as brincadeiras tradicionais possui benefícios extraordinários. Os estudos demonstraram a necessidade de mais pesquisas empíricas a respeito do uso das tecnologias digitais no desenvolvimento infantil, contemplando as transformações sociais, conduzindo a criança à compreensão destes fenômenos que o cercam. É possível entender que a brincadeira é fundamental no desenvolver da criança.

Texto completo:

PDF

Referências


CERIZARA, B. Rousseau, A educação na Infância. São Paulo: Scipione, 1990.

CHAVES, I. C. G. Tecnologia e infância: um olhar sobre as brincadeiras das crianças. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá), Maringá, 2014.

CORDEIRO, Sandro da Silva; COELHO, Maria das Graças Pinto. Descortinando o conceito de infância na história: do passado a contemporaneidade. VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2006. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/76SandroSilvaCordeiro_MariaPintoCoe lho.pdf. Acesso em: 07/08/2019.

GHIRALDELLI, P. Jr (Org). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

_____. Infância, Escola e Modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média á época

contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

J. Kirriemuir and A. McFarlane. Literature Review in Games and Learning. Technical report, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281