O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM ARTIGOS BRASILEIROS

Karolina Martins Almeida e SILVA, Thalita Fernandes dos SANTOS

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional direcionada a atender pessoas que não tiveram o devido acesso à escola na idade apropriada e retornaram na busca do seu direito à educação. No que compete ao ensino de Ciências/Biologia na EJA, destaca-se a relevância dos pressupostos da Educação Científica para os jovens e adultos, sendo um saber auxiliador para a compreensão social dos conhecimentos científicos e a importância da articulação desse saber com outros. Mediante isso, esta pesquisa, tem por objetivo analisar a produção científica brasileira, em específico artigos, em contextos investigativos sobre o ensino de Biologia na EJA, buscando caracterizar as situações didático-pedagógicas que considerem as especificidades da modalidade EJA. Para isso, realizou-se uma abordagem qualitativa, sendo classificada como um estudo exploratório, de levantamento bibliográfico e análise documental cujo corpus de análise foram artigos referentes ao ensino de Biologia na EJA de periódicos pertencentes à área de avaliação educação e ensino, estando classificados nos Qualis A1, A2, B1 e B2 no período de (1997-2020). Como referencial de análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo para a elaboração de categorias. As pesquisas sinalizam a necessidade de evidenciar as experiências de vida dos alunos, sendo essencial elucidar os conhecimentos prévios, utilizar temáticas e diversas estratégias para abordagem dos conteúdos como indicativos para uma prática de ensino que considere as especificidades do público da EJA.

Palavras-chave: EJA. Ensino de Biologia. Revisão de Literatura. Objetivos. Estratégias de Ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, P. Estratégias de ensinagem. In: Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora Univille, 3. ed. 2004. p. 67-100.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.

BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Acadêmica da Universidade da Madeira), nº 65, p. 42-44, 2012.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

________. Conselho Nacional de Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação Básica, Câmara de Educação Básica no 11 de 2000. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2000.

________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC/SEF, v. 4, 2000.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos. Segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série: Ciências Naturais, v. 3, p. 96-97, 2002.

COSTA, A. L. P. Alfabetização científica: a sua importância na educação de jovens e adultos. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 42-46, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281