DIDÁTICA CONTEMPORÂNEA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA

Rejane Gomes TAVARES, Marilza Vanessa Rosa SUANNO

Resumo


Neste artigo apresentamos resultados da pesquisa intitulada Formação de Professores e Didática Emergente (SIGAA/UFG PI02868-2018)1 , de abordagem qualitativa. Para tanto foi utilizado o Software Athas.ti para identificação de artigos nos quais os autores e autoras incluíram no título das publicações do banco de dados dos Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE realizado em Salvador/BA (2018). Metodologicamente, foram efetuadas, na íntegra, leituras dos artigos selecionados e, para a análise de conteúdo. Para tanto, os líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - Didaktiké (FE/UFG) - construíram uma ficha de leitura com categorias de análise e aspectos a serem identificados. A pesquisa teve por objetivo identificar abordagens do multiculturalismo no campo educacional e, em específico, a emergência da didática intercultural crítica (CANDAU, 2008, 2009, 2011, 2012, 2016, 2019). Identificamos que 20 artigos explicitaram no título a vinculação com multiculturalismo e interculturalidade. Destes, três artigos dialogaram com a educação indígena e cinco com questões afro-brasileiras. Foi possível distinguir grupos de pesquisa que deram visibilidade ao debate em torno da temática, vinculados aos seguintes estados brasileiros: Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia. Entre as abordagens emergentes no campo da didática notou-se uma aproximação das seguintes interfaces: multicultural em 5% dos artigos; multicultural e intercultural crítica, concomitantemente, em 14%; intracultural e intercultural crítica, simultaneamente, em 24%; e a intercultural crítica em 57% dos artigos analisados.

Palavras-chave: Educação. Didática. Multiculturalismo. Interculturalidade Crítica.


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Referências


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