DIDÁTICA CONTEMPORÂNEA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA
Resumo
Neste artigo apresentamos resultados da pesquisa intitulada Formação de Professores e Didática Emergente (SIGAA/UFG PI02868-2018)1 , de abordagem qualitativa. Para tanto foi utilizado o Software Athas.ti para identificação de artigos nos quais os autores e autoras incluíram no título das publicações do banco de dados dos Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE realizado em Salvador/BA (2018). Metodologicamente, foram efetuadas, na íntegra, leituras dos artigos selecionados e, para a análise de conteúdo. Para tanto, os líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - Didaktiké (FE/UFG) - construíram uma ficha de leitura com categorias de análise e aspectos a serem identificados. A pesquisa teve por objetivo identificar abordagens do multiculturalismo no campo educacional e, em específico, a emergência da didática intercultural crítica (CANDAU, 2008, 2009, 2011, 2012, 2016, 2019). Identificamos que 20 artigos explicitaram no título a vinculação com multiculturalismo e interculturalidade. Destes, três artigos dialogaram com a educação indígena e cinco com questões afro-brasileiras. Foi possível distinguir grupos de pesquisa que deram visibilidade ao debate em torno da temática, vinculados aos seguintes estados brasileiros: Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia. Entre as abordagens emergentes no campo da didática notou-se uma aproximação das seguintes interfaces: multicultural em 5% dos artigos; multicultural e intercultural crítica, concomitantemente, em 14%; intracultural e intercultural crítica, simultaneamente, em 24%; e a intercultural crítica em 57% dos artigos analisados.
Palavras-chave: Educação. Didática. Multiculturalismo. Interculturalidade Crítica.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, M. I. de. Endipe Salvador, [s.d.]. Edições Anteriores. Disponível em: . Acesso em: 22 de mai. de 2020.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, abr. 2008.
CANDAU, V. M. Memória(s), diálogos e buscas: aprendendo e ensinando didática. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2008.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan./mar. 2012. Disponível em Acesso em: 29 maio 2020.
CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 802-820, jul./set. 2016.
CANDAU, V. M. (Org.). Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. Forma & Ação, 2009.
CANDAU, V. M. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis – RJ: Ed. Vozes, 2012.
CANDAU, V. M. Educação Intercultural e práticas pedagógicas. In: SILVA, M; NASCIMENTO, C. O. C. do; ZEN, G. C. (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2019.
CANDAU, V. M.; KOFF, A. M. N. S. e. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 95, p. 471-493, maio/ago. 2006. Disponível em Acesso em: 29 maio 2020.
CANDAU, V. M. Conexão entrevista: o que esperar dos Endipes: 20 edições em 40 anos [parte 1]. Entrevista concedida por Vera Maria Candau. Rio de Janeiro: Endipe, 2020. 1 vídeo (59min 47seg). Publicado pelo canal XX ENDIPE Rio 2020. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=cj6wdDgZx-w. Acesso em: 13 janeiro 2021.
DANTAS, E. B.; SOUSA, J. R. da S.; MOURA, P. L. R. P. de. Educação escolar indígena, afro-brasileira e outros aspectos no debate da interculturalidade crítica. In: SUANNO, M. V. R. et al. (Orgs.). Didática, multiculturalismo e interculturalidade crítica. Goiânia: Espaço acadêmico, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281