TELEJORNALISMO E HISTÓRIA: A TELEVISÃO NO TOCANTINS

Adriano Nogueira da FONSECA, Edna de Mello SILVA

Resumo


O artigo se propõe a traçar a trilha percorrida da chegada televisão no Brasil, como um dos principais veículos de comunicação de massa, incluindo as primeiras transmissões, a implantação do telejornalismo, formatos, o início da medição de audiência, o processo de industrialização nacional dos televisores, o impacto da ditadura militar. Relembramos conceitos teóricos quanto à história, à influência e ao papel da televisão no ambiente social e cultural. Também abordamos o processo de expansão das emissoras pelo interior do país, com destaque à TV Anhanguera, presente no Tocantins antes mesmo da criação do Estado, além de um panorama das empresas do ramo da comunicação televisiva que, a partir da década de 1990, passaram a investir em produção de conteúdo audiovisual local.

Palavras-chave: Televisão. Comunicação. Telejornalismo. História. Audiovisual.


Texto completo:

PDF

Referências


BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Depois da TV digital: o Telejornalismo e as rotinas produtivas em uma emissora regional. In: Revista Brasileira de Estudos de Jornalismo:

Campinas: Puc-Campinas, V. 6 n.º18, 2016. P. 18-30.

BAZI, R. E. R. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001.

BECKER, B. Telejornalismo de qualidade: um conceito em construção. Revista Galáxia, São Paulo, n. 10, p. 51-64, dez. 2005.

GONÇALVES, K. Y. Televisão Regional: o discurso de pertencimento da afiliada da Rede Globo “Tv Tem” no projeto “Tem Running Bauru 2019”. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru, 2020. Disponível em:

http://hdl.handle.net/11449/202645. Acesso em: 20 jan. 2021.

JAMBEIRO, O. A TV no Brasil do século XX . Salvador: EDUFBA, 2001.

KNEIPP, Valquíria Passos. Trajetória de formação do telejornalista brasileiro. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade de São Paulo, USP, Escola de Comunicações e Artes – ECA, São Paulo, 2008.

LEAL, Plínio Marcos Volponi, Um olhar histórico na formação e sedimentação da TV no Brasil, 7º Encontro Nacional da História da Mídia, 7ª ed, Rio Grande do Norte, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281