ODONTOLOGIA INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE TÉCNICAS EMPREGADAS EM ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS EXCLUSIVOS À PACIENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA E/OU VISUAL

Angélica Pereira ROCHA, Francisco Vieira da SILVA JÚNIOR, Letícia Monteiro de ARAÚJO

Resumo


Durante o atendimento odontológico é imprescindível que o profissional de escolha do paciente esteja apto e familiarizado a prestar um serviço de qualidade a aqueles que são portadores de deficiência auditiva e/ou visual. O tratamento realizado no âmbito odontológico deve ser personalizado de acordo com o grau que cada paciente possui e o Cirurgião-Dentista necessita desenvolver medidas de inclusão e acessibilidade para que obtenha sucesso no tratamento. A insegurança dos profissionais frente ao acolhimento a esses pacientes especiais, o medo de machucá-los e a impaciência do paciente, são alguns dos fatores que influenciam negativamente no tratamento a ser realizado. Portanto o presente estudo tem por objetivo através de uma revisão de literatura relatar as dificuldades enfrentadas tanto por o profissional quanto pelo paciente no âmbito odontológico, abordar a importância do conhecimento da língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a inserção de profissionais qualificados que possuam métodos e técnicas para assumirem os atendimentos em questão, colocando em prática a execução de Audiodescrição, Manuais Ilustrativos, Braille e um atendimento humanizado e ético aos pacientes portadores de deficiência auditiva e/ou visual.

Palavras-chave: Audiodescrição. Atendimento Odontológico. Deficiência auditiva. Deficiência visual.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Constituição Federal: República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/3 7518.html POLITICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Acesso 31.07.202.

Möller CC, Ibaldo LT, Tovo MF. Avaliação das condições de saúde bucal de escolares deficientes auditivos no município de Porto Alegre, RS, Brasil. PesqBrasOdontopClinInteg 2010; 10(2):195-200.

JACOMINE, JC et al. Saúde bucal e Pacientes com Necessidades Especiais: percepções de graduandos em Odontologia da FOB-USP. Revista da ABENO, v. 18, n. 2,p. 45-54, 2018. Disponível em:

https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/434> Acesso em 24 out.2018.

LINO RG, Queiroz MC, Araujo JEEA. MERCADO DE TRABALHO NA

ODONTOLOGIA: CONTEXTUALIZAÇÃO E PERSPECTIVAS. e-RAC, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: < http://www.computacao.unitri.edu.br/erac/index.php/erac/article/view/1087> Acesso em 24 out.2018.

DOLAN, Teresa A. Professional educationtomeetthe oral

healthneedsofolderadultsandpersonswithdisabilities. SpecialCare in Dentistry, v. 33, n. 4,

p. 190-197, 2013. Disponível em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/scd.12013> Acesso em 24 out.2018.

VELLAPPALLy S, GARDENS SJ, AL KHERAIF AA, KRISHNA M, BABU S,

HASHEM M. The prevalenceofmalocclusionand its associationwith dental caries among 12-18-year-old disabledadolescents. BMC oral health, v. 14, n. 1, p. 123, 2014. Disponível em Acesso em 24 out.2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281