ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DA PANDEMIA DO COVID-19

Francinilde Pereira dos Santos FURTADO, Lohana da Silva AZEVEDO, Samara Letícia Luz Rodrigues PIMENTEL, Denyse Mota da SILVA

Resumo


O presente relato aborda as experiências vivenciadas durante a realização do estágio supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas II no Ensino Médio. O Estágio Supervisionado é um momento de reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos e tem por objetivo, compreender as especificidades da atuação do professor de linguagem no ensino médio, observando, acompanhando e participando de atividades em instituições educacionais, no sentindo de conhecer aspectos referentes à organização pedagógica ao trabalho docente, a gestão da articulação entre teoria e prática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental (observações participantes in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio. A fundamentação teórica está ancorada em estudiosos como: Brasil (2017), Moran (2007), Silva e Muniz (2019), Manfredi (1993), entre outros. É possível afirmar que a observação, o planejamento e a regência são etapas muito importantes na realização do estágio, elas norteiam o acadêmico, futuro professor, quanto as suas ações com a turma estagiada, com a escola e principalmente com sua reflexão na prática pedagógica de sua formação inicial.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Regência. Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

MANFREDI, Sílvia Maria. METODOLOGIA DO ENSINO - diferentes concepções (versãopreliminar). Campinas,1993.Disponívelem:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_reso urce/content/1/METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentescconcep%C3%A7%C3%B5es.pdf> Acesso em: 10 de março de 2021.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

SILVA, Denyse Mota da; MUNIZ, Simara de Sousa. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Palmas-TO. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.15, p. 151-159, 2019.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1551. Acesso em 15 de mar. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281