LEITURA E ESCRITA EM CRINÇAS COM AUTISMO: O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO A PARTIR DO MÉTODO FÔNICO NA CLINICA ESCOLA MUNDO AUTISTA

Jocirley de OLIVEIRA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Adquirir as habilidades de escrita e leitura pode ser bastante difícil para as crianças em geral e no caso de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser ainda mais complexa. Na escrita, centra-se na ausência de: coordenação motora, planejamento motor, linguagem, organização e questões sensoriais. Já na leitura, ocorre desatenção ao focar em algo por muito tempo, em assimilar e memorizar sequências, como longas frases, números ou instruções em várias etapas. Dessa forma, o presente artigo objetiva apresentar o resultado de um trabalho psicopedagógico desenvolvido nos fundamentos do método fônico no ensino da escrita e leitura com uma criança do sexo masculino diagnosticada com autismo que é atendido na Clínica Escola Mundo Autista na cidade de Araguaína - TO. Assim, a abordagem utilizada foi a qualitativa e o método utilizado na pesquisa foi o estudo de caso, pois, permitiu investigar a evolução do participante, permitindo análise e a utilização de fontes múltiplas e de evidência. Como sustentação teórica, embasou-se em autores que já contribuíram com escritos sobre a temática. Como resultado, tem-se que o método fônico utilizado na alfabetização prioriza o ensino dos sons dos grafemas, começando com as letras mais simples (vogais) até as mais complexas (consoantes) até formar sílabas e palavras, favorecendo de forma significativa a aprendizagem da escrita e da leitura com crianças com TEA.

Palavras-chave: Autismo. Leitura e Escrita. Método Fônico. Psicopedagogia.


Texto completo:

PDF

Referências


ARFELLI, J.C.V. A importância do conhecimento do Psicopedagogo voltado para o método de alfabetização e os distúrbios de aprendizagem. São Paulo: Art med, 2000.

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Caixa de trabalho uma ação psicopedagógica proposta pela Epistemologia Convergente, In: Psicopedagogia e Aprendizagem. Coletânea de reflexões. Curitiba, 2002.

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. A importância da escrita na clínica do

autismo. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.3.

BOSSA, Nádia A., A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas 2000.

CAPOVILLA, Fernando; SEABRA, Alessandra G. Alfabetização: Método Fônico. 5. ed. São Paulo: Memmon, 2010.

CARDOSO, A. M. S. Consciência fonológica e a memória de trabalho de crianças com e sem dificuldades na alfabetização. CoDAS, São Paulo, v. 25, n. 2, 2013.

CHAMAT, Leila Sara J. Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.

FARIAS, V. C. A Consciência Fonológica como Proposta de Intervenção Psicopedagógica no Processo de Alfabetização. Ideias & Inovação | Aracaju | V. 5| N.2 | p. 67-74 | Setembro 2019. Disponível: https://core.ac.uk/download/pdf/230423877.pdf. Acesso em: 18-set


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281