A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Bruno Costa SILVA, Graziela dos Santos Maria MARTINS, Maria Raimunda Lima SILVA, Robson Glauber Ribeiro CHAVES, Anna Raquel Araújo SILVA, Ruhena Kelber Abrão FERREIRA

Resumo


As UTI’s são parte das unidades hospitalares destinadas ao cuidado do paciente crítico, no qual se usa muitos recursos tecnológicos, o que não diminui a importância do fator humano no atendimento. Objetivou-se identificar as dificuldades vivenciadas pela equipe multiprofissional que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), buscando analisar a interação estabelecida entre os profissionais presentes nas UTI’s e que compõem as equipes multiprofissionais. Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo, realizada no período de setembro a dezembro de 2018. A partir de critérios de exclusão foram selecionados as literaturas que embasaram a discussão do assunto, sendo analisados e discutidos, fazendo um comparativo das ideias de cada autor pesquisado. A partir dos resultados encontrados percebeu-se que apesar dos desafios vivenciados pelos membros das equipes multiprofissionais, esta é uma prática que vem se fortalecendo ano após ano, tornando-se indispensável para prática diária nos cuidados de pacientes críticos nas UTI’s. Os resultados evidenciaram ainda, a necessidade de que a equipe desenvolva habilidade para comunicar-se com os colegas e assim haja uma apropriação gradativa e segura da ação multidisciplinar. Assim, a ação multidisciplinar, apesar dos desafios, apresenta-se como uma forma promissora e irreversível de atendimento na área da saúde.

Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva. Saúde da Família. Equipe multiprofissional.


Texto completo:

PDF

Referências


ABECHAIN, L. S. K.; LIMA, W. R. J.. Gestão de Qualidade em Terapia Intensiva: Normas e processos. São Paulo: Abril Educação 2015.

ALVES, A. N.. A importância da atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar. Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 16, n. 6, 2015.

ARAUJO, A. P. L.; OLIVEIRA, E. N.; LOPES, L. K. O.; RODRIGUES, C. F. C.; ABRÃO. K.; BARBOSA, D. A. Desafios e estratégias do programa saúde do homem na atenção básica no município de Xinguara no Pará. Facit Business and Technology Journal. , v.1, p.60 - 75, 2021.

BERMEJO, J.C. Humanizar a saúde: cuidado, relações e valores. Rio de Janeiro: Vozes; 2008.

BUCHER, J. S. N. F.. Psicologia da saúde no contexto da saúde pública: uma complexidade crescente. In O. H. Yamamoto & V. V. Gouveia (Orgs.), Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica (pp.213-239). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003

CHIATTONE, H. B. C. A significação da psicologia no contexto hospitalar. In V. A. Angerami (Org.), Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica (pp.73-158). São Paulo: Pioneira, 2000.

CREPALDI, M. A. Bioética e interdisciplinaridade: direitos de pacientes e acompanhantes na hospitalização. Paidéia, 9 (16), 89-94, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281