INDICADORES GIFE DE GOVERNANÇA: UM ESTUDO DE CASO DAS BOAS PRÁTICAS NO SITE DE UMA FINTECH BRASILEIRA

Janderson Henrique Mota SOUSA, Leonardo Santos MARIA, Maria Eduarda Cardoso de SOUSA, Ednalva Rodrigues de SOUSA

Resumo


A governança corporativa assegura que os interesses dos administradores estejam alinhados com os interesses dos donos da organização e outras partes interessadas como, por exemplo, os colaboradores. O presente artigo apresenta a aplicação dos Indicadores GIFE como ferramenta de autoavaliação para evidenciar as boas práticas de governança corporativa em uma fintech brasileira. Foi utilizada na pesquisa a combinação dos métodos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Após analisar e problematizar os documentos disponíveis no site da organização ficou visível que a empresa possui algumas deficiências em dois dos cinco indicadores da ferramenta GIFE e esses problemas são devido à falta de transparência nas informações que deveriam estar publicadas nos sites da organização. Sendo assim, a mesma não atingiu excelência em todos os eixos e componentes que sugerem de boas práticas de Governança. Neste artigo não foi possível comparar e nem estabelecer se essa fintech está acima ou abaixo da média de suas concorrentes. Essa comparação não foi possível pelo fato de não terem sido encontrados estudos que mostrassem a aplicação dos indicadores em questão em outras fintech.

Palavras-chave: Indicadores GIFE. Fintech. Governança Corporativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS. ABSTARTUPS. O momento da startup brasileira e o futuro do ecossistema de inovação. Disponível em:< https://encurtador.com.br/AQRT2>. Acesso em: 14. jun. 2021.

BERLE, A.; MEANS, G. The Modern Corporation and Private Property. New York: Macmillan, 1932.

CHIAVENTO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 4. ed. – Barueri, SP: Manole, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

FAMA, E. F., JENSEN, M. C. Separation of ownership and control. Journal of Law & Economics, v. 26, n. 2, p. 301–325. 1983. Disponível em: . Acesso em: 14. jun. 2021.

FINTECH BRASIL. O que é FINTECH. Disponível em: . Acesso: 08 jan. 2021.

FINTECHLAB. Novo radar FintechLab mostra crescimento de 36% no número de fintech do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 13. jun. 2021.

GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS. GIFE. Sobre os Indicadores GIFE. Disponível em: . Acesso em: 12. jun. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA; GRUPO DE

INSTITUTOS FUNDAÇÕES E EMPRESAS. In: Guia das melhores práticas de governança corporativa para fundações e institutos empresarias. 2. ed. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e GIFE. São Paulo, SP: IBGC & GIFE, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. IBGC. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5. ed. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São Paulo, SP: IBGC, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281