O AVANÇO TECNOLÓGICO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS E RECUPERAÇÃO DO PACIENTE
Resumo
As queimaduras são lesões teciduais produzidas por uma agressão traumática decorrente de meios térmicos, químicos, radioativos e elétricos, sendo a mais comum estre estas a lesão térmica. Portanto, o comprometimento e a profundidade da queimadura influenciam diretamente na gravidade da lesão O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa com abordagem qualitativa. A onde se pretende responder alguns questionamentos relacionados ao trabalho da enfermagem no tratamento de feridas através de uma abordagem bibliográfica. Nesta pesquisa, abordou-se a influência do avanço tecnológico no tratamento de feridas e recuperação do paciente a partir da perspectiva da enfermagem por meio de trabalhos já publicados na literatura. Como fontes de pesquisa primária as plataformas da Capes/CNPq e Google Acadêmico. A partir dessas duas fontes, os artigos encontrados foram direcionados pelas mesmas e chegando até a fonte final do artigo. Foram escolhidos cinco artigos da PUBMED; dois da OJS/PKP Platform Workflow (redirecionados pelo google acadêmico); um artigo na BVS – Biblioteca Virtual de Saúde; um artigo indexado ao BMC – Biomed Central (indexada a Nature Science); dois artigos de plataformas indexadas diretamente ao Google Acadêmico. Observou-se que as pomadas ainda continuam sendo materiais de fácil acesso a comunidade, principalmente em unidades de saúde que não possuem de um acesso a recursos tecnológicos. Leva-se em consideração ainda a quantidade de informações técnicas científicas a respeito desta tecnologia, bem como a possibilidade de associar o tratamento com algum outro tipo de medicamento de origem não farmacológica. A tecnologia de enxerto além de ser um procedimento complexo existe um pré-conceito (de antecipado e prematuro) a respeito desta tecnologia. As tecnologias a lazer existem ótimas expectativas em relação a esta tecnologia, no entanto trata-se de uma tecnologia de mais difícil acesso ainda.
Palavras-chave: Enfermagem. Tecnologias. Feridas.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIRA, J. W. F.; SANTOS, J. N. Assistência de enfermagem em grupos de riscos a queimadura. Rev. Bras. De Queimaduras, v. 12, n. 2, 2013. Disponível em: http://rbqueimaduras.org.br/details/149/pt-BR/assistencia-de-enfermagem-em-grupos-de-riscos-a-queimadura. Acesso em 08 de nov. de 2021.
BOTTEGA, F. H.; FONTANA A dor como quinto sinal vital: utilização da escala de avaliação por enfermeiros de um hospital geral. Texto & contexto - enfermagem [online], 2010, v. 19, n. 2, pp. 283-290. Submetido em 5 jul. 2010. ISSN 1980-265x. https://doi.org/10.1590/s0104-07072010000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/gZNNrNTftvjFWrfWJyvWjRg/abstract/?lang=pt#. Acesso em 08 de nov. de 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 20 p.: il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).
BUSANELLO, J.; SILVA, M. F.; SEHNEM, D. G.; POLL, A. M.; DEUS, L. M.L.; BOHLKE, S. T. Assistência De Enfermagem A Portadores De Feridas: Tecnologias De Cuidados Desenvolvidas Na Atenção Primária. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, RS, v. 3, n.1, p.175-184, jan/abril 2013.
CAMPOS, D. L. P. Excisão e enxerto precoce em queimaduras profundas da face. Rev. Bras. De Queimaduras, v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/70/pt-BR/excisao-e-enxerto-precoce-em-queimaduras-profundas-da-face. Acesso em 08 de nov. de 2021.
FERREIRA A. M; BOGAMIL D. D. D; TORMENA P. C. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde 2008.
FERREIRA A. M; BOGAMIL D. D. D; TORMENA P. C. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde 2008.
SILVA, Ana Karoline Almeida da. OLIVEIRA, Tatiana Ferreira de. LIMA, Francisca Meiriane Pereira. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO TRATAMENTO DE QUEIMADO. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281