FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO NOS FORMULÁRIOS GOOGLE
Resumo
A educação foi atingida de maneira abrupta com a pandemia ocasionada pela Covid-19, o que contribuiu para que professores, estudantes e familiares repensassem, reavaliassem e reorganizassem o fazer pedagógico. Os novos processos de ensino-aprendizagem impostos pela pandemia nos levaram a refletir sobre a rotina escolar mediada pelas tecnologias. Diante da importância dessas reflexões, o referido artigo tem por objetivo explorar a ferramenta Formulários Google como instrumento de gamificação sob a ótica da avaliação formativa no contexto do ensino remoto, bem como apresentar as funcionalidades desta ferramenta de modo a desenvolver práticas formativas com a gamificação em colaboração com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada é a qualitativa com caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante e o questionário, ambos oriundos de uma formação realizada com os 36 professores. A atividade pedagógica trouxe contribuições quanto à importância do uso das tecnologias como proposta interativa e dinâmica no ambiente virtual remoto, destacando o uso dos Formulários Google sobre a prática da gamificação de modo a elevar a participação dos estudantes na realização das atividades propostas nesse período pandêmico. Os resultados apontaram para a necessidade de propor uma formação inicial e continuada dos professores que contemple o conhecimento e as práticas para o uso das tecnologias em sala de aula, bem como ampliar os conhecimentos dos professores quanto às possibilidades de utilização dos Formulários Google como instrumentos de avaliação.
Palavras-chave: Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação. Ensino remoto. Gamificação. Formulários.
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