SUPERLOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS E A VIOLAÇAO DOS DIREITOS HUMANOS

Suzanna da Silva CIRQUEIRA, Marcondes da Silveira FIGUEIREDO JUNIOR

Resumo


Este artigo traz a realidade geral em todo o país sobre o problema da superlotação nos presídios, a utilização dos direitos dos presos e se há embasamento legal para eventual indenização, as punições e o reflexo psicológico e o propósito de ressocialização, a evolução e a forma como a verdade do sistema prisional é um estudo sobre o estado da constituição e por fim veremos o papel do estado e sua responsabilidade neste estudo. Utilizamos os métodos de dedução considerados, tanto na metodologia aplicada quanto na pesquisa teórica, com materiais utilizados na literatura e dados oficiais. Não serão propostos métodos para resolvê-lo, mas uma análise profunda sobre o assunto.

Palavras chave: Presídio. Lotação. Direitos humanos.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. http://antigo.depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatoriosanaliticos/SP. Acesso em 03 de setembro

BRASIL. https://www.gov.br/depen/ptbr/assuntos/noticias/segundo-levantamento-do-depen-as-vagas-no-sistema-penitenciarioaumentaram-7-4-enquanto-a-populacao-prisional-permaneceu-estavel-sem-aumentosignificativo. Acesso em 02 de setembro de 2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

FOUCAULT, A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1986.

LEAL, João José. Direito Penal Geral. 3ª Ed. Florianópolis: OAB/SC Editora, 2003. https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/o-codigo-hamurabi.htm acesso em 30 de agosto de 2022.

OLIVEIRA, Odete Maria de. Prisão: um paradoxo social. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2 ed. ver. e ampl, 1997 acesso em 01 de setembro de 2022.

WACQUANT, Loïc. As prisões da miséria. Trad. Wandré Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Acesso em 04 de setembro de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281