DA ESCOLA PARA SALA DE AULA: PERCURSO E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA KRAHÔ

Jane Sousa Guimarães

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar, a partir de sequências discursivas, a relação que uma professora indígena Krahô estabeleceu com a escola ao longo de sua infância e adolescência, e apresentar a forma como o passado contribuiu e contribui para sua atuação pedagógica em sala e aula. Para tanto, este estudo se baseará nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa e nas bases teóricas da Análise do Discurso e da história oral, tendo como fundamento as discussões de Orlandi (1999;2007;2012), Thompson (1998), Lozano (2006), Joutar (2000) e Portelli (2010). Já para a análise e constituição do corpus, selecionamos sequências discursivas extraídas de uma entrevista realizada com este sujeito-professor indígena Krahô, da aldeia Pedra Branca, cuja trajetória da vida escolar se inicia de forma diferenciada, pelo fato deste sujeito ter estudado muitos anos na cidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281