A PRISÃO CIVIL POR DÍVIDA ALIMENTÍCIA: MEDIDAS ALTERNATIVAS E A EFETIVIDADE DO DIREITO

Emanoel Mariano CASTRO, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise da eficácia da prisão civil do devedor de alimentos, tendo como objetivo a análise da aplicabilidade da prisão civil do devedor de alimentos, sob o aspecto da sua eficácia quanto ao cumprimento da sua obrigação alimentar para a garantia da dignidade da pessoa humana. Foi realizada pesquisa documental, utilizando-se de métodos qualitativos, com uma abordagem básica, a partir da análise de textos doutrinários, de artigos, leis e jurisprudências, cuja problemática
envolvida, evidencia que mesmo com a privação de liberdade em razão do inadimplemento não é capaz de assegurar de forma adequada e eficaz que a obrigação seja cumprida, sendo assim meio insuficiente ao seu propósito. Embora haja divergências com relação a ser uma medida que garanta a eficácia do cumprimento da obrigação alimentar, chegou-se à conclusão que o Brasil está atrasado em relação aos outros países com doutrinas mais modernas, uma vez que já vem sendo demonstrado ser de suma importância que o legislador se utilize de medidas alternativas para alcançar e sanar as pendências de
alimentos, diante de mudanças nesse sentido na jurisprudência brasileira tem sido adotadas para evitar o encarceramento.


Palavras-chave: Alimentos. Dignidade. Ineficácia. Prisão civil.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, A. V. Prisão civil por dívida. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 192 p.

BACHOF, O. Normas constitucionais inconstitucionais? Trad. José Manuel Cardoso da Costa. Coimbra: Almedina, 1994. 92 p.

BITENCOURT, C. R. Falência da pena de prisão. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 379 p.

CAHALI, Y. S. Dos alimentos. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013. 830 p.

ESPAÇO VITAL. Ex-jogador Zé Elias é preso por dever quase R$ 1 milhão de pensão aos filhos. JusBrasil: 22 jul. 2011. https://espacovital.jusbrasil.

com.br/noticias/2782154/ex-jogador-ze-elias-e-preso-pordever-quase-r-1-milhao-de-pensao-aos-filhos. Acesso em: 8 nov. 2022.

ESPANHA. Lei 15, de 8 de julho de 2005. pelo qual o Código Civil e a Lei de Processo Civil em matéria de separação e divórcio são modificados. Agência Estatal Boletín Oficial del Estado, 2005.

FILANGIERI, G. (Versão atualizada, conforme citação de Lobão por Eulâmpio Rodrigues Filho). Prisão civil sem lei: um equívoco. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, nov. 2001. A citação de Filangieri conforme o texto original pode ser encontrada em Manuel de Almeida

(LOBÃO, Manuel de Almeida e Sousa de. Tratado encyclopedico prático e crítico sobre as execuções que procedem por sentenças e de todos os incidentes n’ellas. Lisboa: Imprensa Nacional, 1865. p. 161, § 181.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281