A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR E SUAS RELAÇÕES COM O CURSO DE DIREITO

Jocirley de OLIVEIRA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar como vem sendo a prática de leitura e escrita dos estudantes de Direito no âmbito acadêmico, tendo em vista as características apresentadas após o ingresso acadêmico. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa foi bibliográfica e seguiu a abordagem qualitativa. Articulando as pesquisas realizadas, construiu-se reflexões sobre o tema ―a importância da leitura e escrita no ensino superior e suas relações com o Curso de Direito. As informações obtidas nos deram condições para entender que é necessário observar a importância da leitura em todos os âmbitos como meio de acesso e produção do conhecimento, porém, todo o reconhecimento transmitido neste artigo, pode não representar a prática da leitura em si, visto que a compreensão da leitura refere-se à estrutura do texto e se dá por meio da decodificação de signos (letras e palavras), mas a interpretação exige além da mera decodificação, é preciso entender o verdadeiro sentido do que foi lido e o que e para quem se escreve. Ao concluir a pesquisa, os dados nos revelam uma grande preocupação de que os alunos de Direito só estão lendo o que é proposto em sala de aula e que não existe incentivo de nenhuma das partes para que ocorra uma mudança nesse cenário.


Palavras Chave: Importância. Leitura. Escrita. Curso de Direito.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 2a ed. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

BELLENGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Àtica,2004.

BOSSA, N. Fracasso escolar: Um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artemed, 2007.

CASTILHO, A. T. de. A Língua Falada no Ensino do Português. São Paulo: Contexto, 1998.

CEREJA, William Roberto. Português Linguagem. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. 8º edição, São Paulo: Atual, 2014.

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L.; AQUINO, Z. Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

FOUCAMBERT, Jean. A Leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FOLHA DE SÃO PAULO, 15.8.2012, C1.

GARCEZ, Lucília. Técnicas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281