PERCEPÇÃO DOS USUARIOS SOBRE A QUALIDADE DO ATENDIMENTO MÉDICO CENTRADO NO PACIENTE NA UPA 24H DE PORTO NACIONAL – TO

Elaine Cristina Guimarães FRANCHI, Sara Vieira COSTA Vieira COSTA, Thanisy Freitas RIBEIRO, Taynara Augusta FERNANDES

Resumo


No Sistema Único de Saúde (SUS) a atenção intermediaria é marcada por acompanhar o indivíduo em momentos de urgência e emergência, objetivando minimizar o risco de vida e solucionar a enfermidade. Dito isso, procuramos observar o nível de satisfação dos usuários do sistema de saúde na UPA do município de Porto Nacional-TO, mensurando a opinião dos usuários sobre a qualidade do atendimento médico na UPA 24h de Porto Nacional – TO. Foi realizado um estudo com 120 pacientes entre 18 e 65 anos da Unidade de Pronto Atendimento do munícipio de Porto Nacional onde foram considerados satisfeitos com a consulta (93,4%) e deram uma nota 10 (45,8%) considera como boa satisfação com a consulta médica recebida no dia. O médico deve ser mais orientado à pessoa para que possa atingir níveis mais altos de satisfação Entretanto a relação entre médico e paciente pode sofrer diversas influencias. Contudo o ambiente num qual foi realizada a pesquisa percebeu-se uma grande satisfação dos pacientes quanto a consulta médica. Verificando também uma diferença significativa na comparação entre as medianas do escore geral de PPPC. Os resultados obtidos nesse trabalho corroboram que a metodologia seguida que foi capaz de capturar a satisfação do usuário, por ser discriminadora dos aspectos da assistência que se quis avaliar. Conclui-se que os dados dessa pesquisa apresentam um nível de satisfação diferente de outros estudos sobre satisfação com o atendimento à urgência, pois a proporção de usuários satisfeitos foi maior que 90%.

Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência. Satisfação do paciente. Qualidade. Acesso e avaliação da assistência à saúde.


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