GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Ana Cristina de ARAUJO, Ilrismar Oliveira dos SANTOS, Juliane Barbosa da SILVA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo contribuir com a formação de professores sobre a temática de gênero e sexualidade no contexto da educação escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola do Campo, no município de Prado-BA, e teve como embasamento teórico a pesquisa-ação. Os resultados indicaram que o trabalho foi relevante para a desconstrução de discursos conservadores e preconceituosos relacionados à temática em questão.

Palavras-chave: Educação. Gênero. Sexualidade. Formação de professores.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Dayane N. Conceição de. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

COLLING, Leandro. Gênero e Sexualidade na atualidade. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2018.

COLLING, Leandro; ARRUDA, Murilo Souza; NONATO, Murilo Nascimento.

Perfechatividades de gênero: a contribuição das fechativas e afeminadas à teoria da performatividade de gênero. 2019. Disponível em: . Acesso em: 03/03/2020.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. Refletindo sobre Pesquisa-ação. Faz Ciência. Francisco Beltrão, v.3, n.01, p. 167-176. 1999.

GONTIJO, Fabiano; ERICK, Igor. Diversidade sexual e de Gênero, Ruralidade, Interioridade e Etnicidade no Brasil: Ausências, Silenciamentos e...Exortações. ACENO, v. 2, n. 4, p. 24-40. Ago - Dez. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?. Pátio, Porto Alegre, n. 12, p. 6-11, fev./abr. 2000.

LUZ, Nanci Stancki da; CARVALHO, Marilia Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete. (Org.). Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Curitiba, UTFPR, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281