O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALÉM DO PRAGMATISMO

Jocirley de OLIVEIRA, Thatiany Milhomem Timóteo de OLIVEIRA

Resumo


O processo de alfabetização é um tema amplamente estudado na área educacional, com destaque para a importância da afetividade e subjetividade envolvidas na aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste estudo é discutir o processo de alfabetização para além do pragmatismo, considerando aspectos afetivos, sociais e culturais que influenciam na aprendizagem dos alunos. Através de revisão bibliográfica, foram analisados estudos que evidenciaram a importância de uma formação docente adequada para o desenvolvimento de metodologias que valorizem a subjetividade e criatividade dos alunos, garantindo uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Além disso, a compreensão da diversidade cultural e social dos alunos é fundamental para uma prática pedagógica mais inclusiva. Conclui-se que o processo de alfabetização deve ser compreendido como um processo contínuo e integrado, que considere não apenas as habilidades técnicas, mas também a subjetividade e a afetividade dos alunos. Dessa forma, é possível garantir uma formação integral e significativa, que contemple as necessidades individuais de cada aluno. A importância da formação docente e dos currículos escolares alinhados com esses princípios foi evidenciada como fator essencial para a efetivação de uma educação mais humanizada e inclusiva.

Palavras – Chave: Alfabetização. Afetividade. Metodologia Inovador. Aprendizagem


Texto completo:

PDF

Referências


ARCE, A. Alfabetização: Aprender a ler e escrever é descobrir o mundo. São Paulo: Ática. 2001.

COMERFORD, J. Pais e escolas: a importância da colaboração. Porto Alegre: Artmed.2012.

COSTA, M. L. G. & Macedo, E. A construção do afeto na alfabetização. Educação em Revista, 22(1), 101-117. 2005.

FIGUEIREDO, S. S. A afetividade e o processo ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes. 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1987.

GAMA, F. F. & Mesquita, M. G. A participação dos pais na escola: uma revisão de estudos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(1), 133-140. 2010.

HERNÁNDEZ, F. & Ventura, M. A organização do trabalho pedagógico e a relação com as famílias. Porto Alegre: Artmed. 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281